Voltar para a tela anterior.

Seis indicadas receberão o Troféu Mulher Cidadã

A honraria será entregue nesta segunda-feira (30/05), às 19h, em sessão solene


Com o intuito de valorizar as mulheres que prestam serviço relevante para a comunidade caxiense, a Câmara Municipal, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim), reconhece a trajetória de seis mulheres de Caxias do Sul. A honraria será entregue nesta segunda-feira (30/05), às 19h, em sessão solene aberta à comunidade.

A cerimônia ocorre na Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti, o Plenário da Casa. A comunidade pode acompanhar presencialmente ou através das nossas redes sociais (Facebook e YouTube).

O troféu é concedido nesta época do ano porque, em 11 de maio, é celebrado o Dia da Mulher Caxiense. Essa data lembra o aniversário da primeira mulher a ser eleita vereadora na cidade: Ester Troian Benvenutti.

   As indicadas para receber a distinção neste ano constam no requerimento 24/2022, aprovado em plenário e assinado pela Mesa Diretora, cujos integrantes são os parlamentares Denise Pessõa/PT (presidenta), Tatiane Frizzo/PSDB (1º vice), Velocino Uez/PTB (2º vice), Zé Dambrós (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB (Xuxa).

 

CONHEÇA AS MULHERES QUE SERÃO AGRACIADAS COM A HONRARIA:

Defesa dos Direitos e Combate à Violência Contra a Mulher: Catiéle de Carvalho Pereira.
Policial desde 2009, Catiéle de Carvalho Pereira atua no 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul. Também já fez parte do Policiamento Comunitário e foi instrutora do Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência (Proerd). Desde 2017, integra a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar, sendo uma referência no Estado do Rio Grande do Sul e em Caxias.

Educação: Sonia Beatriz Sbersi da Silva.
A professora Sonia Beatriz Sbersi da Silva tem 57 anos e, durante duas décadas e meia, fez parte da rede municipal de ensino como educadora em classe multisseriada. Além do magistério, cursado no Colégio São Carlos, é filósofa formada pela Universidade de Caxias do Sul. Moradora da Terceira Légua, foi professora na escola rural Dr. Getúlio Vargas, e diretora da Escola Estadual Ismael Chaves, de Galopólis, de 2000 a 2015. Desde 2016, exerce o cargo de coordenadora administrativa da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA).

Promoção de Participação Política: Cleonice Araujo.
Presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Cleonice Araujo também está à frente da Organização Não Governamental (ONG) Construindo Igualdade. É conselheira estadual de Direitos LGBT+ e idealizadora da Casa de Acolhimento LGBT+ número 1 da região Sul. É ex-conselheira municipal de Saúde e coordenadora Regional Sul da Rede Nacional de Travesti e Transexuais (Antra). Além disso, é presidenta da Rede Nacional de Pessoas Trans na Luta pelo Sistema Único de Saúde, o RNTTHP. Mais conhecida como Cleo, foi vereadora suplente da Câmara em 2021.

Profissionalização e Emprego: Cloraci Rodrigues de Macedo.
Representando a Saboaria Popular Las Margaritas, Cloraci Rodrigues de Macedo foi uma das fundadoras do coletivo. O empreendimento iniciou em 2020, a partir do encontro entre mulheres que integram o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direito. Elas atuam nas periferias, estudam e agem na realidade em que vivem em busca de uma transformação social que traga direitos e autonomia para todo o povo brasileiro. Fazem parte do grupo mulheres que compõem a Cáritas Diocesana de Caxias do Sul.

Saúde: Fátima Valniglei da Silva Ramos.
Fátima Valniglei da Silva Ramos é natural de Rosário do Sul e trabalha como Agente Comunitária de Saúde na Unidade Básica de Saúde do Bairro Cruzeiro. Foi coordenadora de um grupo de mulheres que produziam roupas para bebês do Hospital Geral e auxilia em um projeto de horta comunitária em parceria com a Escola Província de Mendonza.

Atividade Comunitária: Marta Lopes.
Bastante conhecida na região do bairro Esplanada, Marta Lopes, atualmente, preside a Associação de Moradores do Bairro (Amob) Esplanada. Tem lutado bastante pela saúde pública. Em 2017, ocupou a tribuna da Câmara em defesa da permanência de um profissional na Unidade Básica do Bairro (UBS). É professora aposentada.

SOBRE O PRÊMIO:
- As indicações: a cada dois anos, a partir de sugestões de entidades e da comunidade, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) indica para a Mesa Diretora da Câmara as futuras agraciadas. Em seguida, um requerimento é submetido para apreciação e votação dos vereadores, em plenário.
- Quem pode indicar: qualquer entidade, governamental ou não, de âmbito municipal, que desenvolva atividades relacionadas à promoção e à valorização da mulher, pode indicar ao conselho uma candidata ao troféu.
- Quando surgiu: em 2004, por meio de decreto legislativo, as ex-vereadoras Ana Corso e Geni Peteffi idealizaram o prêmio, que passou a ser entregue em 2005.

 

27/05/2022 - 17:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo