Voltar para a tela anterior.

Arthur Alexandre Pretto é agraciado com o título de Cidadão Caxiense

O médico pediatra coordenou a 1ª Campanha de Multivacinação do Rio Grande do Sul


O médico pediatra Arthur Alexandre Pretto é o mais novo Cidadão Caxiense. Em sessão solene da noite desta terça-feira (24/05), realizada no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, o título reconheceu a atuação do profissional, que liderou a 1ª Campanha de Multivacinação do Rio Grande do Sul, no anos 1970. A condução dos trabalhos de hoje coube à vereadora Tatiane Frizzo, vice-presidente do Parlamento. O secretário municipal da Habitação, Giovani Fontana, representou o prefeito Adiló Didomenico na cerimônia.

Proponente da homenagem, o vereador Gilfredo De Camillis fez o pronunciamento do Legislativo. A partir da tribuna, recordou que já haviam se passado 49 anos do dia em que conhecera Pretto. “Eu era um simples auxiliar administrativo quando, por intermédio do falecido Ovídio Deitos (empresário), fui convidado para fazer um curso de Epidemiologia, na Escola de Saúde Pública, em 1972, no Edifício Coliseu. Um ano depois, na antiga Delegacia de Saúde, hoje 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), tive o primeiro contato com o hoje homenageado, que era o delegado da unidade”, lembrou.

De acordo com De Camillis, a partir de então, começaram o desafio de tirar vacinas das prateleiras e implantar as redes de frio, para o correto armazenamento. Ato contínuo, começaram as campanhas de vacinação, a fim de erradicarem casos de coqueluche, varíola, tétano e outras doenças.

Em seguida, o médico pediatra recebeu do Parlamento o diploma de Cidadão caxiense e assistiu a um vídeo com depoimentos de familiares e amigos. Pretto também foi à tribuna, de onde relembrou momentos das trajetórias de vida e profissional. Comemorou a valorização da especialidade da Pediatria e da saúde pública em si. “Ninguém faz nada sozinho. Gostaria de destinar parte dessa homenagem à minha equipe de trabalho”, enalteceu.

Conheça o homenageado

Arthur Alexandre Pretto nasceu no dia 20 de outubro de 1942, em Passo Fundo. Sempre demonstrou interesse pelos estudos. Formou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre e escolheu a pediatria como área de vocação.

Em 1971, já em Caxias do Sul, tornou-se concursado da Secretaria de Saúde do Estado, do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social e, por 14 anos, foi delegado regional da Saúde na 5ª Delegacia de Saúde. O pediatra foi ainda coordenador da 1ª Campanha de Multivacinação do Rio Grande do Sul, implantou a rede de frios nas salas de vacina de Caxias do Sul e região e responsável pelo atendimento do primeiro caso de Meningite Meningocócica no Estado.

24/05/2022 - 20:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo