Voltar para a tela anterior.

Centenas de caxienses prestigiam ocupação da Maesa

Além de visitarem o complexo, estiveram em feira, exposições e apresentações diversas, em evento promovido pela UAB, Prefeitura e Câmara de Vereadores


Foi uma das maiores manifestações artísticas e culturais que Caxias do Sul já assistiu. A visitação à Maesa ocorrida neste domingo (22/05) foi a primeira na qual a população pode entrar no complexo. A maioria não conhecia as estruturas da área de 53 mil metros quadrados e ficou admirada com as dimensões do prédio tombado pelo Estado e cedido ao município em 2014. Em paralelo à visita ocorreu uma grande feira na Rua Plácido de Castro, com opções de artesanato, espaço cultural, doações e apresentações musicais, entre outras atividades. Mais de 200 expositores participaram. A ação foi uma parceria entre a União das Associações de Bairros (UAB), Prefeitura e Câmara de Vereadores, com apoio de outras entidades.

O momento mais esperado ocorreu as 14h10min, quando o público pode, enfim, entrar na Maesa, pelo portão de acesso próximo da Rua 13 de Maio. "Histórico e emocionante. São palavras que definem bem esse momento", destacou o vereador Rafael Bueno/PDT, presidente da Frente Parlamentar "A Mesa é Nossa", do Legislativo, que estava acompanhado pelo pai, Renee, e pela filha, Maria Rafaela. 

Além de Rafael, a Presidenta da Câmara, Vereadora Denise Pessôa/PT, e as vereadoras Marisol Santos/PSDB, Tatiane Frizzo/PSDB, Rose Frigeri/PT e os parlamentares  Clóvis Xuxa/PTB, Zé Dambrós/PSB e Renato Oliveira/PCdoB também participaram, assim como o prefeito Adiló Didomenico e a vice, Paula Ioris. Outros representantes do Poder Executivo, UAB, Sindiserv, entre outras instituições, também se fizeram presentes assim como a turma de cerca de 40 pessoas que se inscreveu para participar desse momento. Outros grupos também visitaram o complexo até o final da tarde. No roteiro, caminhadas por parte do complexo e explicações técnicas sobre a história e os encaminhamentos da Maesa. 

A população que acompanhou a feira e a visitação à Maesa se mostrou muito satisfeita. Luciano Teixeira, estudante da rede pública, disse que essa participação das pessoas é fundamental para que o poder público entenda a dimensão que a Maesa tem para a cidade. A mesma opinião tem o expositor de cachaça artesanal Robson de Almeida de Oliveira. Ele estava contente com a feira e disse que se houver mais ações certamente estará presente. Já o músico Nivaldo Mosele, que se apresentou gratuitamente, afirmou que Caxias do Sul precisa de mais espaços culturais, por isso a abertura dos portões da Maesa, mesmo que simbólica, é importante pela apropriação da comunidade.

O movimentou se intensificou ao longo do dia e a população deixou um recado importante, entende Rafael Bueno. "Esse era um sonho meu, que moro próximo da Maesa, de ver o povo se apropriando, assumindo papel de protagonista e tendo orgulho do nosso patrimônio histórico e cultural", lembrou Bueno.

Outros eventos estão sendo preparados para a Maesa e devem ser anunciados em breve. Para o presidente da UAB, Valdir Walter, e para a secretária municipal de Cultura, Aline Zilli, o evento mostra que Caxias deve se unir ainda mais para eventos desse porte e que envolvam toda a comunidade.

*Texto: Daniel Corrêa / Gabinete do Vereador Rafael Bueno

22/05/2022 - 18:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo