Voltar para a tela anterior.

Comissão Pró-Universidade quer evitar disputa regional pela extensão da UFRGS

A reunião ordinária de hoje apontou para critérios acadêmicos e técnicos


A preocupação com disputas regionais em torno da futura extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra marcou a reunião ordinária da Comissão Pró-Universidade Pública de Caxias do Sul. Na tarde desta quarta-feira (01/06), na sala das comissões da Câmara Municipal, o vereador-presidente do grupo, Vinicius Ribeiro/PDT, e os vereadores-membros reiteraram a necessidade de que os debates obedeçam a critérios estritamente acadêmicos e técnicos. Além disso, ficou definida a estratégia de mobilização municipal, envolvendo escolas, sindicatos, associações, entidades diversas e lideranças políticas e empresariais.

O vereador Vinicius relatou que, na última reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), em Cotiporã, observou manifestações no sentido de trazer para o centro do debate a escolha da sede da futura extensão. O momento é de traçar um estudo sobre as demandas por curso em cada município da Serra, incluindo as vocações socioeconômicas e as possibilidades de aproveitamento da infraestrutura existente, ponderou. Segundo ele, as discussões não podem seguir o mesmo rumo da escolha da sede do futuro aeroporto regional de cargas, cuja decisão final apontou para o distrito de Vila Oliva.

Outro encaminhamento da comissão considera o apoio para que sejam aproveitados os campi que a Universidade de Caxias do Sul (UCS) já disponibiliza pelos municípios da região. A área construída da UCS soma 250 mil metros quadrados, contando com 1.130 professores e 34 mil alunos.

A última reunião da Amesne indicou a Câmara de Caxias do Sul para integrar o comitê regional que definirá as diretrizes da extensão da UFRGS, na Serra. No final de maio passado, no plenário do Legislativo Caxiense, a reitoria da UFRGS assinou um protocolo de cooperação científica e tecnológica com a Amesne.

A próxima reunião ordinária da Amesne está agendada para o dia 17 de junho, em Santa Tereza.

Além do presidente Vinicius, integram a Comissão Pró-Universidade Pública da Câmara os vereadores Ari Dallegrave/PMDB, Daniel Guerra/PSDB, Guiovane Maria/PT, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB. Todos os parlamentares-membros compareceram à reunião ordinária de hoje.

01/06/2011 - 19:49
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo