Voltar para a tela anterior.

Situação precária da UPA Central preocupa vereador Juliano Valim

O parlamentar relatou as dificuldades registradas por ele em visita ao estabelecimento


Os problemas enfrentados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central foram pauta do grande expediente do vereador Juliano Valim (PSD), nesta quarta-feira (18/05). O atendimento precário na unidade foi flagrado pelo parlamentar em visita recente que fez com o colega Ricardo Daneluz (PDT).

“A UPA Central foi construída para atender 10 mil pessoas no mês. Atualmente atende, mensalmente, 15 mil pessoas. São cerca de 500 atendimentos por dia”, informa. O parlamentar apresentou no painel eletrônico fotos que foram tiradas nas filas de espera. Pacientes sentados, deitados e muitas vezes passando mal pelos corredores aparecem nas imagens.

Valim lamentou a dificuldade de a população conseguir fazer o teste de covid-19 na UPA Central. Conforme o parlamentar, no local, esse teste só é feito quando tiver um grupo de 21 pessoas. Em outras palavras: se o cidadão com sintomas da doença for até a unidade individualmente não conseguirá o exame. O legislador, entretanto, não detalhou os motivos para essa testagem em grupo. Obstáculos para a equipe médica ter acesso a exames laboratoriais também foram citados pelo vereador.

De acordo com Valim, há falta de estrutura para atendimento, além dos espaços completamente ocupados e superlotados, o que prejudica o atendimento individual dos pacientes. Ele também pediu ajuda para os colegas parlamentares para achar soluções a esses problemas urgentemente. 

18/05/2022 - 12:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo