Voltar para a tela anterior.

Homenagem da Imigração Italiana ocorre nesta quarta-feira na Câmara Municipal

João Tonus recebe a distinção por sua contribuição e trabalho no campo da cultura


Completando 147 anos da imigração italiana na região, a Mesa Diretora 2022, pensou em ressaltar a necessidade de preservar a oralidade como patrimônio imaterial, com ênfase à disseminação, por exemplo, de uma língua característica do povo italiano que aqui chegou no final do século XIX: o Talian. A partir disso, nesta quarta-feira (18/05), o professor, ator e administrador João Wianey Tonus receberá uma homenagem da Câmara Municipal de Caxias do Sul por sua contribuição e trabalho no campo da cultura.

O requerimento (REQ 23/2022) que discorre sobre a honraria foi aprovado no dia 12 de maio por unanimidade do plenário. A distinção será entregue durante a sessão ordinária desta quarta-feira, que é aberta à comunidade e acontece no Plenário Nadyr Rossetti (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição).

No documento, os autores relatam um breve currículo de Tonus. Professor aposentado, é natural de Nova Prata, nascido no território que hoje é município e se chama Vista Alegre do Prata. Tonus tem 73 anos, é casado e possui três filhas e três netos. Trabalhou por muitos anos na Secretaria de Cultura de Caxias do Sul, assumindo também a função de secretário por um período.

A proposta é de autoria da Mesa Diretora 2022, conduzida pela presidenta Denise Pessõa/PT. Também integram a Mesa Diretora 2022: Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice), Velocino Uez/PTB (2º vice), Zé Dambrós/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB (2º secretário).

“Sua atuação contribui para preservar a oralidade como patrimônio imaterial, com ênfase à disseminação de uma língua característica do povo italiano que aqui chegou no final do século XIX”, ressaltam os integrantes da Mesa Diretora.

17/05/2022 - 17:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo