Voltar para a tela anterior.

Adriano Bressan denuncia o descarte incorreto de lixo

O petebista relatou o descaso da população com a Rua Líbera Rizzo que se encontra repleta de resíduos depois de receber limpeza da Codeca


O descaso da população com o descarte do lixo foi pauta do grande expediente do vereador Adriano Bressan/PTB desta terça-feira (17/05). O parlamentar denunciou a situação da Rua Líbera Rizzo, que liga a Estrada do Imigrante com o bairro São Caetano. Também comentou a realização de ações de conscientização acerca de resíduos sólidos. Segundo ele, com o auxílio da bancada e da vice-prefeita Paula Ioris/PSDB, foi realizado um mapeamento dos locais com grande despejo de lixo. Também ocorreu o recolhimento de mais de 55 toneladas de lixo na região do bairro Esplanada, por meio do projeto Troca Solidária, que permite à população entregar 4 quilos de resíduo seletivo, recebendo em troca um quilo de alimento (hortifrutigranjeiros) cultivado por produtores locais.

No local, aconteceu a limpeza gratuita feita pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). No entanto, de acordo com Bressan, aproximadamente, três dias após a ação, a rua já estava repleta de sujeira novamente. O petebista também aproveitou o espaço para elogiar as ações de limpeza gratuitas em outros pontos do município promovidas pela empresa. Ele salienta que, mesmo com o alto custo dessas limpezas, a companhia continua realizando o trabalho gratuitamente, embora pudesse haver maior cuidado do povo.

Educação e fiscalização foram as sugestões dadas pelos colegas parlamentares. Conforme o vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA, apenas fiscalizar e multar já dariam soluções efetivas ao problema. Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS avaliou que a questão é cultural e, com a conscientização, até os custos das limpezas poderiam ser reduzidos, acredita o vereador.

Por fim, Bressan pediu encarecidamente que as pessoas tenham consciência sobre o risco do destino inadequado do lixo. Maurício Scalco/NOVO complementou, lembrando de um projeto que possibilita a troca de resíduos seletivos por pontos que podem ser trocados por uniformes.

17/05/2022 - 11:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo