Voltar para a tela anterior.

Jornalistas Alessandro Valim e Antônio Braga encerram a III Semana da Comunicação no Legislativo

Painel sobre como fazer jornalismo político responsável em ano eleitoral foi realizado na sexta-feira


A III Semana da Comunicação da Câmara Municipal encerrou-se na última sexta-feira (13/05) com a participação dos jornalistas Alessandro Valim e Antônio Braga no painel: Como fazer jornalismo político responsável em ano eleitoral. O encontro foi mediado pelo jornalista da Casa, Fábio Rausch. O evento foi transmitido pela TV Câmara e nas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube). A íntegra do painel está disponibilizada neste link: (https://www.youtube.com/watch?v=VLiqa0UeWl0). As eleições 2022 acontecem em 2 de outubro (1º turno) e 30 de outubro, onde houver 2º turno.

A partir da temática da responsabilidade do jornalismo em ano eleitoral, o painel foi celebrado por Valim. “É o grande assunto do jornalismo em 2022. É o ápice do trabalho que podemos fazer, então é sempre um prazer discutir sobre”, destacou o jornalista que ainda comentou sobre o processo necessário para uma boa cobertura. “A coordenadoria da Rádio Caxias, por exemplo, já está em cima desse assunto agora em maio. A preparação para fazer o melhor, demanda meses de estudo e estamos trabalhando nisso já. Somos reconhecidos por isso”, disse.

Questionados por Fábio sobre a lisura e confiabilidade na discussão atual da computação de votos por urna eletrônica ou voto impresso, os profissionais responderam sobre a responsabilidade política e os avanços que a tecnologia trouxe para o universo das eleições. “As urnas são o mecanismo depositário dos votos. É um sistema que afasta em muito a participação humana, passou por muitos aperfeiçoamentos e hoje é o mais confiável que podemos ter”, destacou o jornalista Antônio Braga. Alessandro também destacou o histórico de melhorias que o processo eletrônico trouxe à possíveis manipulações que o sistema impresso tinha. “Até hoje não temos uma prova concreta de erro. Não existe elementos que comprovem essa desconfiança que vemos hoje em dia. É um processo que só trouxe evolução”, comentou.

Sobre a ascensão das notícias falsas em período eleitoral, Alessandro enfatizou a ideia de que isso não é algo novo. “É importante a gente entender que as Fake News não surgiram agora, embora com os avanços tecnológicos isso se propaga com muita facilidade. A checagem é fundamental para combater, ainda mais nessa época em que essas notícias são produzidas em escala industrial. Nas eleições deste ano, talvez seja o principal desafio para a imprensa”, disse. Braga também destacou sobre um princípio básico do jornalismo, a investigação. “O jornalismo, em sua essência, é investigativo. Isso é o mínimo a se fazer”.

O painel ainda tratou sobre as expectativas das eleições em um contexto de poucas pesquisas e muitas especulações. Braga acredita em um cenário sem muitas modificações referente a atuação da imprensa tradicional. “Talvez possamos ver algo de novo nas redes sociais, inclusive sobre as fake news tomando novas proporções. Temos uma justiça eleitoral bem estruturada e veículos bem posicionados, então não vejo um cenário de muitas mudanças”. Valim destacou a intensidade de campanha nessas eleições. “A questão dos prazos mais curtos de convenções terá impacto nesse processo. As notícias falsas talvez não sejam mais novidade nesse universo, mas o jornalista tem ainda mais obrigação de ressaltar a importância da informação checada. A valorização do profissional também parte desse processo de curadoria”, finalizou.

A III Semana da Comunicação no Legislativo caxiense, com tema “Conectividades: como enfrentar os novos desafios?”, ocorreu do dia 9 a 13 de maio na Câmara Municipal. A programação contou com painéis que discutiram o papel da mulher na comunicação; a interação social do relações públicas no poder público; além do jornalismo responsável em período de eleições.

A Semana Municipal da Comunicação, o Fórum Municipal de Comunicação Pública e o Dia Municipal da Comunicação, foram instituídos pela lei 7.891, de 07 de novembro de 2014. A Semana da Comunicação 2022 foi a terceira edição promovida pelo Legislativo.

16/05/2022 - 15:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo