Voltar para a tela anterior.

Conexão da comunidade com o poder público motiva bate-papo

O painel faz parte da proposta da III Semana Municipal da Comunicação promovida pelo Legislativo


Às 19h de ontem (quinta-feira, 12/05), ocorreu o terceiro painel da III Semana da Comunicação, promovida pela Câmara Municipal de Caxias do Sul. O bate-papo reuniu especialistas em comunicação digital para debater os novos desafios que os profissionais têm enfrentado em seu cotidiano para conectar o poder público à comunidade.

Sob mediação da jornalista da Casa Vania Marta Espeiorin, o painel indagou sobre as relações dos seres humanos com as redes sociais, os cuidados necessários para evitar as fake news, além do poder público nas plataformas virtuais. O encontro recebeu como convidadas as jornalistas Valquiria Vita e Juliana Bevilaqua, e a publicitária e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário da Serra Gaúcha/FSG, Camila Cornutti.

“A gente tem essa espécie de validação da nossa existência pelo olhar do outro. Existe o termo Fear Of Missing Out, que é o medo de ficar de fora. É exatamente isso que as redes sociais nos impõem, necessitamos olhar e consumir o tempo inteiro”, explicou Camila. A professora ainda destacou que as pessoas estão vivendo conectadas, mas, como é um fenômeno recente, ainda não se tem muitas respostas sobre o rumo das relações com os meios digitais.

Com sequência no papo, as jornalistas ratificaram a necessidade de checar as notícias disparadas por mensagens para não cair na garra das informações falsas. Valquiria deu como sugestão procurar no Google e ver quais outros portais estão noticiando aquela informação. Já Juliana elencou alguns sites que são fontes de checagem seguras: como as agências Lupa e Aos Fatos.

Todos os eventos da Semana de Comunicação estão sendo realizados de forma presencial. A transmissão de cada encontro ocorre pela TV Câmara (canal 16 da Net e site: www.camaracaxias.rs.gov.br), e pelas redes sociais da Casa (Facebook e YouTube).

 

Confira a próxima palestra:
13/05/2022

19h – Como fazer jornalismo político responsável em ano eleitoral.
Convidados:
jornalistas Alessandro Valim e Antônio Braga.
Mediação: jornalista da CMCS Fábio Rausch.

 

III Semana da Comunicação da Câmara Municipal - Conectividades: como enfrentar os novos desafios?
Durante esta semana, a Câmara Municipal tem promovido encontros para debater os novos enfrentamentos da comunicação com a hiperconectividade da população. Nos painéis foram exemplificadas novas maneiras de se trabalhar nas redes sociais, enquanto informa a comunidade caxiense.

Você pode assistir os painéis em nossas redes sociais.

09/05 – A mulher na comunicação caxiense.
10/05 – Relações públicas: a interação social a partir do poder público
12/05 – Um mundo em redes: a conexão da comunidade com o poder público.

 

 

13/05/2022 - 14:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Ana Paula Rech

Ir para o topo