Voltar para a tela anterior.

João Tonus será homenageado pela Câmara por sua contribuição à cultura

A entrega da distinção está prevista para o dia 18 de maio, às 8h30min, no plenário caxiense


O professor, ator e administrador João Wianey Tonus receberá uma homenagem da Câmara Municipal de Caxias do Sul, no dia 18 de maio, às 8h30min, por sua contribuição e trabalho no campo da cultura. O requerimento (REQ 23/2022) que discorre sobre a honraria foi aprovado nesta quinta-feira (12/05) pela unanimidade do plenário. A distinção será entregue durante a sessão ordinária, que é aberta à comunidade e acontece no Plenário Nadyr Rossetti (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição).

A proposta é de autoria da Mesa Diretora 2022, conduzida pela presidenta Denise Pessõa/PT. Também integram a Mesa Diretora 2022: Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice), Velocino Uez/PTB (2º vice), Zé Dambrós/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB (2º secretário).

No documento, os autores relatam um breve currículo de Tonus. Professor aposentado, é natural de Nova Prata, nascido no território que hoje é município e se chama Vista Alegre do Prata. Tonus tem 73 anos, é casado e possui três filhas e três netos. Trabalhou por muitos anos na Secretaria de Cultura de Caxias do Sul, assumindo também a função de secretário por um período.

Além disso, atuou junto à Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, o professor de dedica à salvaguarda da língua Talian, atuando como propagador da cultura italiana, por meio do teatro, sendo integrante do Grupo Miseri Coloni. Tonus é formado em Administração e em Filosofia, tem especialização em sociologia e fala Talian fluente.

“Sua atuação contribui para preservar a oralidade como patrimônio imaterial, com ênfase à disseminação de uma língua característica do povo italiano que aqui chegou no final do século XIX”, ressaltam os integrantes da Mesa Diretora.

Durante a votação do requerimento, Tonus foi bastante elogiado pelos vereadores Rose Frigeri/PT, Zé Dambrós/PSB e Lucas Caregnato/PT.

DELINERAÇÃO SOBRE REQUERIMENTO nº 23/2022

Vereador - Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Presente

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON PODE Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

12/05/2022 - 13:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo