Voltar para a tela anterior.

Plenário caxiense repudia a proibição de rodeios no Rio Grande do Sul

O documento é encabeçado pelo vereador Ricardo Daneluz e contraria o projeto de lei 97/2022, que tramita na Assembleia Legislativa


A moção 6/2022, em repúdio ao projeto de lei 97/2022, que proíbe a realização de rodeios no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, foi aprovada por unanimidade, na Câmara Municipal. Encabeçada pelo vereador Ricardo Daneluz/PDT, a matéria é assinada por outros 15 parlamentares.

Entre as exposições, estão a defesa da cultura gaúcha e o fomento do turismo para as regiões, fortalecendo, assim, a economia. Aponta que as organizações de rodeios precisam seguir regras para que os eventos possam ser realizados. Além disso, todos eles são monitorados e fiscalizados pelas autoridades competentes.

De acordo com Ricardo Daneluz, o rodeio é uma questão histórica, cultural e de lazer, além de ser uma grande pujança econômica para todo o Rio Grande do Sul. Enfatizou que é um evento de muito orgulho para a cultura gaúcha.

O legislador Elisandro Fiuza/Republicanos parabenizou o colega pela proposição da moção de repúdio ao projeto. Defendeu que todos os animais são cuidados com zelo. Os parlamentares Clóvis de Oliveira/PTB, José Dambrós/PSD e Sandro Fantinel/PATRIOTA demonstraram apoio à mobilização, além de defenderem a cultura gaúcha.

Os tucanos Marisol Santos e Olmir Cadore também manifestaram suas opiniões referentes à moção. Marisol afirmou que é preciso colocar a posição da Casa do Povo para a Assembleia. “A tradição é a história do povo. Ela pode ser aprimorada, mas jamais esquecida”, discursou Cadore.

O projeto de lei 97/2022

No início deste mês, o deputado estadual Rodrigo Maroni/PSDB protocolou, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei 97/2022, que dispõe sobre o fim da realização de eventos que envolvam crueldade ou maus-tratos a animais. Dentre eles, os rodeios, touradas, rinhas de cães e similares.

Em matéria jornalística da Assembleia Legislativa, Maroni ressaltou que o objetivo da proposição é acabar com os maus-tratos em um evento onde os animais são humilhados e machucados de todas as maneiras possíveis. “Os rodeios são uma prática cruel. As provas colocam touros, cavalos e outros bichos em situações de estresse físico e psicológico. Eles recebem até mesmo choques elétricos antes de entrarem na arena, para ficarem com medo e entrarem gritando”, afirmou.

MOÇÃO DE REPÚDIO Nº 6/2022 (votação):

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Presente

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Não votou

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON PODE Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Não votou

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

12/05/2022 - 12:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Ana Paula Rech

Ir para o topo