Voltar para a tela anterior.

Relatório do Câmara Vai aos Bairros na região Esplanada é entregue ao Executivo

Além da presidenta Denise Pessôa/PT, participaram do ato na prefeitura os vereadores Velocino Uez/PTB e Zé Dambros/PSB


O relatório da primeira edição do projeto Câmara Vai aos Bairros 2022, promovida pelo Legislativo caxiense na região do Esplanada, foi entregue pela Mesa Diretora ao Executivo nesta terça-feira (10/05). Além da presidenta Denise Pessôa/PT, participaram do ato na prefeitura os vereadores Velocino Uez/PTB (2º vice) e Zé Dambrós/PSB (1º secretário). De parte da administração, recepcionaram os parlamentares o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, e o coordenador do Orçamento Comunitário, José Oltramari.

Na oportunidade, cópia do relatório também foi repassada ao presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, que esteve no encontro ao lado dos presidentes das Associações de Moradores (Amob) Santos Dumont, José Hoffman; Aeroporto, Sara Scarsi; e Caravaggio, Nair Lima.

“Aqui estão detalhadas as demandas que a comunidade da região do Esplanada apresentou. Planejamos entregar também o que recebermos nas próximas edições do Câmara Vai aos Bairros. Ao final, se possível, gostaríamos de obter um retorno do Executivo sobre o que foi feito em relação a esses pedidos da população, que envolvem reivindicações ligadas a várias áreas, como trânsito, saúde, educação e limpeza urbana”, solicitou Denise.

O prefeito Adiló agradeceu pelo documento e pela visita dos parlamentares e líderes comunitários. Na opinião do chefe do Executivo, solucionar as demandas tem grande valor tanto para o Executivo quanto para a Câmara. “Mesmo que não consigamos atender a tudo, aqui temos uma radiografia importante (da região do Esplanada)”, avaliou Adiló.

A primeira edição do projeto Câmara Vai aos Bairros deste ano ocorreu no dia 28 de abril, no salão da Igreja Santo Antônio, no bairro Esplanada, sob a coordenação da presidenta Denise Pessôa/PT. Cerca de 100 pessoas compareceram ao encontro. Na ocasião, a equipe da Câmara recebeu 33 registros com reivindicações referentes a diversas áreas, sendo 18 formulários entregues durante o encontro e 15 encaminhados de forma on-line. Todas as solicitações estão sendo remetidas aos órgãos competentes e caberá a eles providenciar ou não as soluções. Em relação ao relatório entregue à prefeitura, constam 68 itens divididos entre nove áreas do poder público. O objetivo principal do projeto é busca aproximar ainda mais o Legislativo da comunidade, ouvindo o que a população tem de demandas e elogios.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado pelo Legislativo caxiense em conjunto com a UAB. Para este ano de 2022, ficaram definidas nove edições, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. A próximas estão previstas para: 02/06, 30/06, 28/07, 11/08, 25/08, 06/10, 17/11 e 1º/12. Serão contempladas as regiões Norte, Leste, Sul, Oeste, Centro e Rural. No caso da próxima edição, a de 2 de junho, será na região Norte – Parte I e ocorre no salão da Igreja Menino Deus, no bairro Serrano.

A proposta existe desde 2010, por iniciativa do ex-vereador-presidente Harty Moisés Paese. Em 2017, na presidência do vereador Felipe Gremelmaier, a medida foi oficializada por meio da Resolução 253/A-2017. A intenção é também esclarecer à sociedade as funções de um parlamentar, além de explicar as diferenças e as responsabilidades de cada poder constituído.

10/05/2022 - 17:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo