Voltar para a tela anterior.

Plenário caxiense apoia regulamentação da profissão de podólogo

Uma moção solidária ao projeto de lei nº 618/2022 recebeu a aprovação unânime dos vereadores


Com a presença de profissionais da podologia, a moção de apoio ao projeto de lei nº 618/2022, que dispõe sobre o exercício da profissão de podólogo, foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (10/05). A matéria tramita na Câmara dos Deputados. No Legislativo caxiense, o texto de apoio ao PL foi encabeçado pelo vereador Olmir Cadore/PSDB e outros sete parlamentares.

A proposta, que se encontra na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados, tem como objetivo a regulamentação da profissão. Salienta que, no momento, a podologia deve ser exercida por diplomados em curso superior ou por técnicos de podologia.

A matéria de apoio ressalta que a podologia está inserida na área da saúde e é relacionada à investigação, à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento das afecções e deformidades que acometem os pés. Destaca que, utilizando métodos científicos e equipamentos necessários, os profissionais aplicam procedimentos terapêuticos manipulativos, no tratamento de patologias podológicas.

Dessa maneira, de acordo com o texto, a regulamentação da profissão terá imenso impacto para os profissionais desse segmento e para a coletividade, com repercussão na valorização, no reconhecimento e necessidade do serviço para a saúde das pessoas.

Os vereadores Adriano Bressan/PTB, Elisandro Fiuza/Repúblicanos, Felipe Gremelmaier/MDB, Lucas Caregnato/PT, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Rose Frigeri/PT, Sandro Fantinel/PATRIOTA, Tatiane Frizzo/PSDB e Velocino Uez/PTB ressaltaram a importância da profissão e da regulamentação da profissão.

MOÇÃO nº 4/2022 (votação):

ADRIANO BRESSAN PTB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim
DENISE DA SILVA PESSÔA PT Presente
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO MDB Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
MARISOL SANTOS PSDB Sim
MAURÍCIO MARCON PODE Sim
MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO DANELUZ PDT Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PATRI Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim

10/05/2022 - 10:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo