Voltar para a tela anterior.

Parque Rural poderá ser em Vila Seca e motivará reunião com o prefeito nos próximos dias

As deliberações resultaram de audiência pública do Legislativo caxiense, realizada nesta segunda-feira


O projeto de um Parque Rural poderá ser concretizado no distrito caxiense de Vila Seca, o que motivará reunião com o prefeito Adiló Didomenico, nos próximos dias, como ficou definido em audiência pública da noite desta segunda-feira (09/05). Por iniciativa da Frente Parlamentar de Tradicionalismo Gaúcho e Fomento Rural, presidida pelo vereador Ricardo Daneluz/PDT, a reunião aconteceu na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. Na oportunidade, a secretária municipal do Planejamento, Margarete Bender, confirmou o interesse do chefe do Executivo, em levar adiante a proposta.

De acordo com a secretária, Vila Seca reuniria as características para sediar um parque rural, para feiras agroindustriais, arremates de gado, na linha das possibilidades elencadas por Laerte Schmitt, presidente da Comissão Comunidade de Vila Seca.

A titular do Planejamento, contudo, advertiu que as bacias de captação, naquele distrito, provocam restrições. “Contamos que a equipe do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) desenvolva os estudos, o que permitirá avaliar se o projeto do parque rural será viável mesmo, na referida região”, observou Margarete. Para ela, as chamadas áreas de interesse de turismo dialogam com o Plano Diretor Municipal.

Conforme o presidente da frente parlamentar, a Prefeitura precisa se comprometer com a garantia de uma área pública. Reiterou a defesa por um espaço em Vila Seca. Para o vereador Daneluz, viabilizada a localidade, caberia analisar, inclusive, uma parceria público-privada que levasse adiante a concretização do Parque Rural.

O parlamentar atentou para potencialidades do município. Citou que Caxias é a capital mundial em número de centros de tradições gaúchas (CTGs). Conta com cinco mil cavalos, sendo ampla maioria direcionada a provas de tiro de laço. Ressaltou que também existem, na cidade, 50 mil cabeças de gado. Citou, ainda, o fato de o município se manter como o maior produtor hortifrutigranjeiro do Rio Grande do Sul.

Vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nicanor Castilhos falou da possibilidade até de um circuito de parques rurais, pelo Estado. Segundo Rodrigo Ramos, que coordena a 25ª Região Tradicionalista Gaúcha, ao fortalecer a cultura gaúcha, a economia local se beneficia.

Além do vereador-presidente Ricardo Daneluz/PDT, integram a Frente Parlamentar de Tradicionalismo Gaúcho e Fomento Rural os vereadores Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Juliano Valim/PSD, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB e Sandro Fantinel/PATRIOTA.

09/05/2022 - 22:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo