Voltar para a tela anterior.

Encontro debate sobre responsabilidades dos municípios frente à saúde pública da região

Câmara Municipal recebeu reunião pública do Parlamento Regional, na tarde desta quinta-feira


A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias do Sul, junto ao Parlamento Regional da Serra Gaúcha, Secretaria Municipal da Saúde de Caxias e 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, promoveu, na tarde desta quinta-feira (05/05), uma reunião pública para tratar sobre a situação do Hospital Geral (HG), além dos desafios da saúde pública, na região. Em busca de debater as responsabilidades de cada município, o presidente do Parlamento Regional, Gelsomir Corassa, comandou o encontro, realizado no plenário do Legislativo caxiense.

Na reunião, os atendimentos do Hospital Geral foram parte da pauta discutida. O diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, destacou a atuação do hospital nesse período de déficit da saúde pública. “Atendemos 49 municípios da região. São mais de 1,2 milhão de habitantes. O HG tem 20 leitos de terapia intensiva para atendimento populacional. Nunca iremos negar atendimento a ninguém, só que precisa de espaço e, para isso, temos que pensar em como oferecer um atendimento ainda melhor à comunidade dos municípios”, destacou.

A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, ressaltou o momento de dificuldade que o município enfrenta. “A pandemia trouxe um hiato nos atendimentos em saúde, são dois anos combatendo esse inimigo mortal. O movimento migratório para Caxias de outras cidades da região está em constante andamento. Temos uma participação importante nos atendimentos de saúde e Caxias é uma referência nisso. Cerca de 30% dos atendimentos prestados hoje na cidade são para pessoas de fora de Caxias, e isso implica em uma dificuldade em suprir todas as demandas que surgem”, enfatizou.

Questionou-se a participação e responsabilidade dos municípios da região com os atendimentos do sistema de saúde. Com representação do Estado do Rio Grande do Sul, a partir da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, se destacou uma operação de novas estratégias mirando outros municípios além de Caxias. “Pensamos em potencializar os atendimentos simples que podem ser feitos nas cidades do interior. Que o município se aproprie da parte que lhe cabe enquanto atenção primária, fortaleça essa etapa, e assim possamos potencializar ainda mais os hospitais do interior”, disse a titular Cláudia Regina Daniel.

A falta de incentivo federal no repasse de recursos para a área da saúde foi destacada pelos parlamentares presentes, como os deputados estaduais Carlos Burigo/MDB, Fran Somensi/PRB e Pepe Vargas/PT. O assunto ainda contou com a aprovação e ressalto entre os vereadores caxienses presentes. “Os recursos são uma preocupação para os municípios da região. Surgirá novos atendimentos e de onde virá esse recurso? Saúde é uma prioridade, mas a reflexão é para todos do parlamento: quem vai direcionar e como vai sustentar isso?”, questionou o vereador Velocino Uez/PTB.

Através da presidenta da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Denise Pessôa, se destacou a importância dos atendimentos para a região no Hospital Geral. “Conseguimos ouvir pontos de vistas de representantes dos municípios da região e isso é de muito valor. O HG é um assunto recorrente. Entende-se a importância do hospital nos atendimentos de alta complexidade para a região da Serra, como vimos na reunião. Considera-se que precisamos realmente buscar por mais recursos federais e estaduais no investimento da saúde”, disse.

O presidente do Parlamento Regional, Gelsomir Corassa, finalizou a reunião pública com ênfase em garantir que as pautas debatidas serão levadas adiante nas ações frente à saúde pública. “Junto da Mesa Diretora, vamos formalizar tudo o que foi discutido aqui. O parlamento irá agir levando isso para as entidades responsáveis e parceiras”, concluiu.

A Mesa Diretora 2022, presidida pela vereadora Denise Pessôa/PT, conta também com os vereadores Tatiane Frizzo (1ª vice-presidente), Velocino Uez (2º vice-presidente), Zé Dambros (1º secretário) e Clóvis de Oliveira (2º secretário).

05/05/2022 - 17:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo