Voltar para a tela anterior.

Doutor Arthur Pretto será Cidadão Caxiense

A concessão do título está prevista para o dia 24 de maio


Na sessão ordinária desta quinta-feira (05/05), os vereadores aprovaram, por unanimidade, a entrega do Título de Cidadão Caxiense ao pediatra Arthur Alexandre Pretto. A honraria deve ser entregue no dia 24 de maio. O projeto de decreto legislativo (PDL) 06/2022 é assinado pelos vereadores Clóvis de Oliveira/PTB, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo De Camillis/PSB, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Daneluz/PDT, Sandro Fantinel/PATRIOTA, Zé Dambrós/PSB e Wagner Petrini/PSB.

Conforme a matéria, o médico nasceu no dia 20 de outubro de 1942, em Passo Fundo. Sendo filho de Arthur Pretto e Maria de Lourdes Pretto, casado com Neuza Gonçalves Pretto e pai de três filhos, Arthur sempre demonstrou interesse pelos estudos. Formou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre e escolheu a pediatria como área de vocação.

Em 1971, já em Caxias do Sul, tornou-se concursado da Secretaria de Saúde do Estado, do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social e, por 14 anos, foi delegado regional da Saúde na 5º Delegacia de Saúde. O pediatra foi ainda coordenador da 1º Campanha de Multivacinação do Rio Grande do Sul, implantou a rede de frios nas salas de vacina de Caxias do Sul e região e responsável pelo atendimento do primeiro caso de Meningite Meningocócica no Estado.

O vereador Gilfedo De Camillis/PSB destacou que a homenagem tem como objetivo enaltecer a história de Arthur Alexandre Pretto, para que, assim, ele seja visto como um exemplo de vida e comprometimento com o bem-estar do próximo.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 06/2022

Vereador – Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Presente

ELISANDRO FIUZA REPUB Não Votou

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON PODE Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

 

 

 

 

05/05/2022 - 09:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo