Voltar para a tela anterior.

Comissão de Legislação Participativa e Comunitária debate plano de ação sobre podas em Caxias do Sul

Cerca de 1.500 solicitações de podas estão em déficit, pelo poder público


Em busca de soluções mais efetivas e propondo um plano de ações para as podas das árvores na cidade, a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC), presidida pelo vereador Gilfredo De Camillis/PSB, buscou debater sobre as solicitações de corte dos cidadãos, além de uma política de incentivo por parte do poder público. Junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e da Rio Grande Energia (RGE), o grupo parlamentar tentou construir alternativas para tratar da carência de atendimento, que preocupa a comunidade caxiense.

O encontro teve como motivação inicial as instâncias em déficit que a SEMMA possui com a cidade. Segundo o secretário João Osório Martins, são cerca de 1.500 solicitações de podas. “A questão é conjunta. A secretaria, no entanto, reconhece as deficiências estruturais que estão sendo resolvidas para melhor atendimento. A equipe técnica da pasta é muito boa. Estamos, inclusive, preparando funcionários para ministrarem cursos de podas, para que a população possa executar esse procedimento de forma qualificada, desafogando a demanda da pasta”, ressaltou o titular da pasta, que ainda explicou sobre o projeto de oportunizar o cidadão, para ele mesmo solicitar o alvará de corte e, a partir disso, podar por conta própria. João Osório garante que a ação é vista como uma política de incentivo.

Presente à reunião pública, o consultor de negócios da RGE, Rafael Dala Brida, destacou um projeto da empresa chamado “Arborização Mais Segura”. A iniciativa visa a mapear e identificar as vegetações que se encontrem em zona de risco. O consultor ainda explicou sobre as responsabilidades da RGE. “A árvore que está em contato com o equipamento elétrico que a empresa implanta na cidade é um risco iminente. Na área urbana, temos um cronograma de podas que é apresentado pela nossa gestão, com os locais de maior risco e que necessitem das podas. Sendo assim, a nossa prioridade. A RGE realiza, em média, 30 mil podas por ano, em Caxias”, enfatizou.

Os vereadores e seus representantes presentes participaram do debate. Pediram maior transparência entre os atendimentos das entidades envolvidas. Uma das reclamações constantes é sobre a transferência de responsabilidades entre as partes da reunião, gerando conflito de informação aos solicitantes de podas e a população em geral. “Recebemos, diariamente, pedidos de informação sobre as podas. A população nos pergunta com quem podem falar, já que a Prefeitura passa a demanda para a RGE, e a empresa devolve para o Executivo”, disse o vereador Maurício Marcon/PODEMOS.

Além disso, os parlamentares que constituem a CLPC expuseram que o projeto de incentivo da SEMMA é visto com contento. Afinal, consiste em oportunizar ao cidadão a autonomia para podar as árvores que apresentem algum risco

Com o andamento da reunião, o vereador Gilfredo De Camillis/PSB, que conduziu o encontro, destacou sobre a imagem e os deveres que o poder público tem em relação ao tema. “Não queremos ser taxados como exterminadores de árvores. As solicitações de podas são para as que apresentarem algum tipo de risco à população. É nosso dever proteger e pensar no bem do cidadão caxiense”, reiterou.

Estiveram presentes à reunião pública, representando a SEMMA, o secretário José Osório Martins, o diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, Henrique Koch, a representante do jurídico da pasta, Luiza Oss, a gerente de serviços da área de Praças, Parques e Jardins (PPJ), Vânia dos Santos Moura, e a bióloga Morgana Rech. O consultor de Negócios e Relacionamentos, Rafael Dala Brida, participou pela RGE, no encontro.

Além do vereador De Camillis/PSB, que preside a CLPC, a comissão ainda conta com a participação dos vereadores Clóvis de Oliveira/PTB, Estela Balardin/PT (que se encontra em licença-saúde, substituída pela vereadora Rose Frigeri/PT), Gladis Frizzo/MDB e Zé Dambrós/PSB.

04/05/2022 - 17:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo