Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno recepciona representantes de escoteiros na Câmara Municipal

Parlamentar é autor da lei que criou Semana Municipal do Escoteiro em Caxias do Sul


O vereador Rafael Bueno/PDT foi o autor da lei, em 2016, que instituiu a Semana Municipal do Escoteiro de Caxias do Sul, que se comemora no final do mês de abril. Na manhã desta terça-feira (19/04), na Câmara Municipal, Bueno recebeu representantes dos escoteiros e bandeirantes (meninas) da cidade e região e salientou a importância para a sociedade. O parlamentar lembrou os integrantes dos grupos escoteiros de Caxias do Sul, que são os grupos Baden-Powell, Barão de Teffé, Moacara, Ismar Bauler, Saint Hilaire, Amigo Panda, Paulo Bellini e Imigrante, onde participam cerca de 800 pessoas entre jovens e adultos voluntários. Bueno também mencionou que o 16º Distrito, ao qual pertence Caxias do Sul, abrange grupos das cidades de Antônio Prado (grupo escoteiro Sentinela da Serra), Ipê (grupo escoteiro Ipê), São Marcos (grupo escoteiro Tabajara) e em Vacaria (grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande). O atual coordenador do 16º Distrito é Leandro Batista César.

A Semana do Escoteiro se encerra em 23 de abril, data que se comemora o Dia Mundial do Escoteiro. O parlamentar agradeceu a visita dos participantes dos grupos, que permaneceram durante toda a sessão, e relembrou que o escotismo sempre será base fundamental na consolidação da cidadania, para a formação da família, bem como na preservação do meio ambiente.

"Como fui escoteiro (do grupo Moacara), conheço muito bem a importância dos princípios defendidos pelo escotismo, como o caráter, a moral e a disciplina, em uma época na qual o país precisa de posturas éticas. Os valores relacionados à educação são fundamentais", destacou. Vários vereadores também se manifestaram sobre a fala de Bueno.

O pedetista ainda lembrou a preocupação social dos grupos escoteiros, já que frequentemente estão envolvidos em ações para auxiliar a comunidade (como campanha do agasalho e Semana da Pátria, por exemplo), além da presença de escoteiros em situações que exigem solidariedade, como em arrecadação de alimentos e campanhas de incentivo de doação de órgãos. Por fim, o vereador mostrou um vídeo e fotografias que lembram a ação dos escoteiros no país e o envolvimento que o parlamentar sempre teve com a causa desde criança.


Saiba mais - O movimento escoteiro foi fundado em 1907 pelo ex-general Robert Baden-Powell, na Inglaterra. No Brasil, o escotismo chegou em 1910.

Os participantes são divididos em quatro ramos: lobinho, escoteiro, sênior e pioneiro. Após os 21 anos, é possível participar como voluntário, chefe ou dirigente.

No país, há cerca de 100 mil escoteiros. No Rio Grande do Sul, mais de 15 mil participantes.

19/04/2022 - 14:33
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo