Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno volta a questionar rumos da causa animal no município

Vereador usou a tribuna nesta terça-feira (12/04) e pediu agilidade da prefeitura em resolver demanda


O vereador Rafael Bueno/PDT usou a tribuna do Legislativo nesta terça-feira (12/04) e voltou a pedir atenção para a causa animal no município, principalmente relacionada a uma definição para abrigar o novo canil. A prefeitura lançou uma consulta pública para que a população pudesse opinar, mas ainda nada está definido. O parlamentar lamentou que a população não tivesse a possibilidade de opinar, por exemplo, para a manutenção do canil onde está hoje, em São Virgílio da Sexta Légua, nas imediações do bairro Cruzeiro. Hoje cerca de 500 animais estão abrigados, sendo que apenas 30 estão em coleiras, o que mostra que houve uma evolução.

"As condições do canil estão muito melhores do que em outros tempos, graças ao trabalho e à dedicação de todos os profissionais envolvidos. Mas é preciso avançar", destacou Bueno, também presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo.

Ele relembrou fatos importantes que levaram à situação de alguma melhoria que está no canil, mas pediu celeridade na definição da área, já que outras medidas precisam ser ampliadas, segundo ele, como as castrações e as campanhas de adoção. Bueno também destacou que o convênio do canil com a Codeca, que cede funcionários para ajudar na limpeza e outras tarefas, porém, o número tem sido insuficiente.

"Esperamos que o município resolva de uma vez por todas esse imbróglio e defina logo a área, ou se decida por manter onde os animais estão, na Sexta Légua."

Para Bueno, é importante intensificar as campanhas de adoção, como já foram feitas, com a adoção de 300 animais em pouco tempo.

"Quem sabe em vez de colocar milhões de reais na aquisição de um terreno e construção de um novo canil, longe da área urbana, onde as pessoas têm acesso menos facilitado, e reformar o atual canil?", questionou o pedetista.

Para adotar: acesse canil.caxias.rs.gov.br

12/04/2022 - 16:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo