Voltar para a tela anterior.

Gladis participa da abertura do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Evento contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite e segue até dia 14 de abril na UCS


Nesta terça-feira (12/04), a vereadora Gladis Frizzo/MDB participou da abertura oficial do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano representando o legislativo caxiense. O evento que acontece até dia 14 de abril na Universidade de Caxias do Sul, contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Um dos principais objetivos do fórum é discutir o panorama, potencialidades e perspectivas do setor, oportunizando que centenas de técnicos, pesquisadores, empreendedores e profissionais de diferentes organizações da cadeia do biogás tenha acesso a conexões e troca de experiências, parcerias e negócios direcionados ao aproveitamento do biogás para aplicações energéticas (energia elétrica, térmica e biometano).

De acordo com dados divulgados pelo evento, por meio da Nota Técnica Panorama do Biogás, Brasil/2020, elaborada pelo CIBiogás, existem 675 plantas de biogás no país, sendo que 94% delas operam para fins energéticos (geração de energia elétrica, térmica, mecânica e/ou biometano). O estudo mostra, também, que há oportunidades de expansão da cadeia e um grande potencial de produção a ser explorado. O potencial nacional de produção de biogás bruto calculado pela Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) é de 82,58 bilhões de metros cúbicos ao ano, considerando os setores sucroenergético, saneamento, proteína animal e produção agrícola. Esse potencial, se comparado com o atual cenário de produção de biogás brasileiro (1,83 bilhão de metros cúbicos ao ano), revela a oportunidade de enorme expansão, pois apenas 2% do potencial total são aproveitados atualmente.

A vereadora ficou motivada com o que ouviu do ministro e de outras autoridades presentes e foi convidada a participar da Reunião das Mulheres do Biogás, evento paralelo ao fórum, que ocorrerá amanhã (13/04), às 15h45 no Sala 212 do Bloco M. A parlamentar irá abordar o projeto de lei que protocolou e agora tramita na Câmara Municipal que institui o Programa de Incentivo à Geração e à Utilização do Biogás e de Biometano (PIGUBB) enquanto fonte de energia renovável em Caxias do Sul.

Na imagem, Gladis conhece um projeto de unidade de avaliação de geração de gás que está exposto no lado externo do evento. “Precisamos usar a tecnologia a favor da sustentabilidade para deixarmos um legado para as próximas gerações” afirma. 

 

 

 

 

12/04/2022 - 14:06
Gabinete da vereadora Gladis /MDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo