Voltar para a tela anterior.

Semana de Combate ao Feminicídio é sancionada pelo prefeito

Proposta é da vereadora Tatiane Frizzo


O Projeto de Lei que institui a Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio em Caxias do Sul, aprovado na Câmara Municipal, no dia 08 de março, foi sancionado pelo prefeito Adiló Didomenico, no final da tarde desta segunda-feira (04/04). A proposta, de autoria da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, visa fomentar o diálogo sobre o assunto e a realização de ações que permitam a valorização do papel da mulher na sociedade e a promoção da igualdade entre homens e mulheres.

Conforme o chefe do executivo, é necessário leis como essa para fomentar o debate sobre o tema. “Essa legislação vai ajudar a prevenir crimes contra as mulheres. No meu ponto de vista, é preciso ter legislações mais rígidas para os agressores. O município é parceiro para fazer campanhas que combatam a violência,” pontuou o prefeito.

De acordo com a proponente, o seu mandato tem sensibilidade sobre esse assunto. Tatiane reafirmou o seu compromisso com o tema, reiterando que já propôs leis que protegem mulheres e crianças, em situação de violência doméstica. “Essa lei é muito importante para a conscientização e prevenção dos feminicídios. Continuo na busca do bem estar das mulheres, em uma luta contínua por uma sociedade mais justa,” destacou a vereadora

.Segundo a lei, a data escolhida para o início da Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio é 25 de novembro, primeiro dia de ação da campanha mundial “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.


FEMINICÍDIO
Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Caxias do Sul contabilizou dois feminicídios consumados e cinco tentativas de feminicídios, em 2021. Ainda de acordo com informações do governo do estado, o número de feminicídios no Rio Grande do Sul teve alta de 21% comparado a 2020, com 97 mulheres assassinadas. Os números são considerados altos pelas autoridades, o que mantém em alerta as forças de segurança.

Em caso de emergências, o canal é o 190 da Brigada Militar. Suspeitas sobre agressões e abusos também podem ser comunicadas 24 horas por dia pelo Disque Denúncia 181 e pelo WhatsApp da Polícia Civil: (51) 9.8444.0606. Em todos os casos, o anonimato é garantido.

05/04/2022 - 08:25
Gabinete da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo