Voltar para a tela anterior.

Câmara de Vereadores aprova criação da “Semana Municipal das Altas Habilidades/Superdotação”

Projeto da vereadora Marisol Santos foi aprovado por unanimidade


A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade na sessão ordinária desta quinta-feira (31/03) o Projeto de Lei que institui no calendário de Caxias do Sul a “Semana Municipal das Altas Habilidades/Superdotação”. A semana será celebrada anualmente próximo ao dia 10 de agosto, Dia Internacional da Superdotação.O PL foi proposto pela vereadora Marisol Santos/PSDB.

O projeto visa estimular o debate e orientar as famílias sobre as características dos superdotados e as melhores formas de contribuir para o desenvolvimento deles. Além disso, pretende debater sobre a consolidação de um sistema educacional que une o ensino tradicional e a educação especial, por meio do desenvolvimento pedagógico, emocional e social. 

Marisol, que é Presidente da Frente Parlamentar das Altas Habilidades/Superdotação, falou da importância de estar contribuindo no desenvolvimento de um suporte mais consistente a esse grupo especial:

“É mais que uma data. É um reforço para lembrar o quanto esse tema precisa ser trabalhado, precisa ser visto. Quantas ações podemos planejar nessa semana, a ser celebrada junto ao dia 10 de agosto, dia internacional da superdotação? Oficinas, palestras, visitas às escolas, parcerias com instituições de ensino, empresas… São inúmeras possibilidades.”

A parlamentar, que já está há mais de um ano à frente de ações que auxiliam no desenvolvimento e encorajamento desses estudantes e dos seus familiares, destacou em seu pronunciamento como esses talentos não serão mais desperdiçados e, sim, aprimorados. 

“A cada ano, esse compromisso de pensar em atividades específicas para esse público e para os professores e demais profissionais que atendem nossas  crianças e adolescentes vai ampliar o debate, dar mais e mais luz a algo tão importante e o que é básico, vai melhorar a vida dos alto habilidosos e das suas famílias.”

Em 2021, a proposta da vereadora Marisol Santos, de instituir a Política Pública Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o atendimento especializado aos estudantes identificados com altas habilidades e superdotação, foi aprovada na Câmara e sancionada pela prefeita em exercício, Paula Ioris. 

31/03/2022 - 12:52
Gabinete da Vereadora Marisol Santos/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo