Voltar para a tela anterior.

Presidente Daneluz defende a continuidade das obras do Marrecas

Ele destacou o volume de investimentos para o sistema


As obras do Sistema Marrecas, de acordo com pronunciamento do vereador Marcos Daneluz/PT, não podem parar para que sejam feitas averiguações em torno de possíveis problemas. Na sessão ordinária desta quarta-feira (18), o parlamentar deixou a Presidência da Mesa Diretora por alguns minutos e ocupou a tribuna. Ele defendeu a continuidade da obra, pela dimensão do projeto, cujas obras estão orçadas em cerca de R$ 200 milhões. Para ele, as investigações e debates de nível ambiental deviam ter sido realizados com antecedência.

O posicionamento de Daneluz partiu do fato de a juíza federal substituta, Clarides Rahmeier, da Vara Federal Ambiental, Agrária e Residual da Justiça Federal de Porto Alegre, ter desautorizado o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) a liberar o corte de araucárias na área do Marrecas. O espaço servirá para a inundação da barragem.

Para o presidente da Casa, o momento deve ser de esforço para resolver as inadequações, caso elas existam, e não de discussões, a seu ver, desnecessárias. Vai ter barragem, sim, e que se responsabilize se alguém não cumpriu as exigências, ressaltou.

O petista lembrou, contudo, a sua interferência nos processos de desapropriações da obra, sendo que, na época das negociações, algumas propriedades não estavam sendo avaliadas de acordo com o seu real valor.

Os vereadores Ari Dallegrave/PMDB e Guiovane Maria/PT disseram acreditar que esse posicionamento da juíza federal estaria equivocado, já que a realidade de Caxias do Sul não encontra correspondência na de Porto Alegre. Segundo Guiovane, esses pinheiros que serão cortados poderão ser replantados em quantidades ainda maiores.

Defendendo a fiscalização e a transparência da obra, os vereadores Ana Corso/PT e Rodrigo Beltrão/PT sustentaram que o partido é a favor da obra. Para Beltrão, os problemas no empreendimento decorrem do fato de haver pressa para a inauguração.

Enquanto isso, o vereador Mauro Pereira/PMDB garantiu que o dinheiro público está sendo bem investido.

18/05/2011 - 19:59
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo