Voltar para a tela anterior.

Moção em apoio ao programa Década de Ação pelo Trânsito Seguro é aprovada

O requerimento de amparo ao projeto recebeu a unanimidade


Por unanimidade, na sessão ordinária desta quarta-feira (18), foi aprovada uma moção de apoio ao programa Década de Ação pelo Trânsito Seguro. O requerimento é de autoria do vereador Vinicius Ribeiro/PDT. Lançado na quarta-feira da semana passada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o programa consiste em um compromisso dos governos do mundo todo, a fim de tomar medidas que contribuam para a prevenção de acidentes.

A imprudência no trânsito, segundo o documento, é a nona causa de morte em âmbito global. Com base nisso, a OMS irá coordenar e monitorar as medidas e progressos dos países em relação ao assunto, apoiando, também, iniciativas que tenham por objetivo reduzir o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas, generalizar o uso de capacetes e cintos de segurança e melhorar os atendimentos de emergência.

Para sustentar a sua moção, Vinícius considerou, igualmente, o Plano de Ação Global para a Década, que define as etapas para melhorias na segurança rodoviária, além de solicitar mais rigor na legislação e sugerir medidas que possam dar maior proteção a grupos como ciclistas e pedestres.

Para o pedetista, Caxias do Sul pode melhorar a segurança no trânsito com essa campanha, uma vez que os órgãos gestores do município já vêm, através do Programa de Humanização no Trânsito, trabalhando com ações específicas junto à comunidade, para diminuir elevados índices de infrações e acidentes de trânsito.

Em apoio à medida, o vereador Gustavo Toigo/PDT disse acreditar que a formação de condutores é outro fator, além dos citados na moção, de extrema importância para a redução dos acidentes veiculares. Lembrando pontos de perigo para pedestres, como aqueles próximos às escolas, o vereador Mauro Pereira/PMDB defendeu a implantação de quebra-molas, semáforos e redutores de velocidade.

 

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT(a favor), Ari Dallegrave/PMDB(a favor), Arlindo Bandeira/PP(a favor) , Daniel Guerra/PSDB(a favor), Denise Pessôa/PT(a favor), Elói Frizzo/PSB (em representação da Casa) , Geni Petteffi/PMDB(a favor), Guiovane Maria/PT(a favor), Gustavo Toigo/PDT(a favor), Moisés Paese/PDT(a favor), Mauro Pereira/PMDB(a favor), Renato Nunes/PRB(em representação da Casa), Renato Oliveira/PCdoB(a favor), Rodrigo Beltrão/PT(a favor), Vinicius Ribeiro/PDT(a favor).

18/05/2011 - 19:58
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo