Voltar para a tela anterior.

Comissão Pró-Universidade Pública pedirá o apoio de Sartori

Audiência será na manhã da próxima terça-feira, no gabinete do prefeito


O apoio para que a extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra se instale em Caxias do Sul será solicitado ao prefeito José Ivo Sartori. Na reunião da Comissão Temporária Especial Pró-Universidade Pública da Câmara Municipal, realizada na tarde desta quarta-feira (18/05), na sala das comissões da Casa, ficou definida a necessidade de maior mobilização das lideranças municipais, para viabilizar a cidade como a sede da futura extensão da UFRGS. Na manhã da próxima terça-feira (24/05), às 10h, os membros da comissão, presidida pelo vereador Vinicius Ribeiro/PDT, se reunirão com Sartori, no seu gabinete.

O presidente da comissão voltou a reiterar o protagonismo do Legislativo Caxiense, na articulação da vinda da UFRGS para a região. Lembrou que a própria reitoria da universidade reconheceu essa posição, quando, no final do mês passado, no plenário da Câmara, assinou o protocolo de cooperação científica e tecnológica com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

Ele também convocou os colegas a participarem, no próximo dia 27 de maio (uma sexta-feira), às 14h, na prefeitura de Cotiporã, da reunião da Amesne. Na oportunidade, serão traçadas as primeiras estratégias para o projeto da universidade pública na Serra. Vinicius antecipou que a principal tentativa é trazer a última audiência pública regional da Amesne para Caxias. Pelo cronograma preliminar da associação, o tema da extensão seria discutido, respectivamente, em Caxias, Bento Gonçalves e Veranópolis.

Presente à reunião de hoje, o vereador Guiovane Maria/PT disse entender que o prefeito Sartori poderia ser mais incisivo, no sentido de se posicionar sobre o assunto. Exemplificou a partir da postura de Bento Gonçalves, que passou a defender a extensão naquela localidade.

Em concordância, o vereador Daniel Guerra/PSDB também pediu um posicionamento do Executivo. A seu ver, seria uma forma de evitar que o tema sirva para beneficiar discursos políticos.

O vereador Ari Dallegrave/PMDB aproveitou para criticar a postura de Bento Gonçalves. Ressaltou que, desde a década de 1970, as lideranças estudantis de Caxias têm pleiteado uma universidade pública para região, cuja defesa, à época, se inclinava para a federalização da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Destacou, ainda, o papel da Comissão Pró-Universidade da Câmara. Foi a mobilização da Câmara que possibilitou a assinatura do convênio com a UFRGS, observou.

Segundo o vereador Renato Oliveira/PCdoB, a mobilização de órgãos e entidades do município é que resultará na vinda de cursos da futura extensão para Caxias. O comunista acredita que as grades curriculares atenderão às especificidades socioeconômicas da cidade.

Na assinatura do protocolo de cooperação entre a Amesne e a UFRGS, o presidente do Legislativo Caxiense, Marcos Daneluz, entregou ao reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, documento da Comissão Temporária Especial Pró-Universidade Pública da Casa, com a justificativa do porquê de a sede da futura universidade ser em Caxias.

Além do presidente Vinicius, integram a Comissão Pró-Universidade Pública da Câmara os vereadores Ari Dallegrave/PMDB, Daniel Guerra/PSDB, Guiovane Maria/PT, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB.

18/05/2011 - 18:20
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo