Voltar para a tela anterior.

Câmara solicita dados sobre castração e microchipagem em animais

Pedido faz referência à atuação da clínica que realiza os serviços no município


Um pedido de informações ao Executivo, apresentado pela vereadora Ana Corso/PT e aprovado em plenário na sessão ordinária desta terça-feira (17), pretende esclarecer a situação dos serviços de esterilização (castração) e identificação por microchipagem em cachorros e gatos.

De acordo com o requerimento, em 2010, uma clínica local venceu a licitação da prefeitura para castrar e microchipar os animais. O serviço, gratuito, seria realizado em áreas mais pobres da cidade. Com o objetivo de evitar a disseminação de doenças, a meta seria esterilizar cerca de 700 animais por mês. O gasto da prefeitura com a atividade fica na ordem de R$ 51.499,00 mensais.

O texto levanta a informação de que a clínica não estaria cumprindo obrigações estabelecidas em contrato, no caso, buscar e transportar os animais para avaliação e demais procedimentos e, depois disso, devolvê-los aos donos.

Outro ponto diz respeito à morte de animais por infecção, supostamente causada pelos procedimentos a serem realizados com materiais de plástico, de difícil esterilização.

Além de confirmar essas denúncias, Ana questiona quais bairros teriam sido atendidos pelo serviço e a quantidade de animais que sofreram a intervenção, até agora. Outra dúvida é se a clínica em questão já foi autuada pelo descumprimento de termos de contrato, bem como, qual o órgão municipal responsável pela fiscalização.

O agendamento via telefone, realizado pela prestadora, também sofre questionamento, visto que, como explica o pedido da vereadora petista, a escolha dos locais deveria ser orientada pelos dados do último censo, além da determinação que prioriza o atendimento em bairros carentes.

 

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (a favor), Ari Dallegrave/PMDB (a favor), Arlindo Bandeira/PP (a favor), Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Elói Frizzo/PSB (ausente), Geni Petteffi/PMDB (a favor), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT (a favor), Moisés Paese/PDT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor), Renato Nunes/PRB (em representação da Casa), Renato Oliveira/PCdoB (a favor), Rodrigo Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).

17/05/2011 - 20:46
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo