Voltar para a tela anterior.

Vereador Juliano Valim recebe denúncias sobre falta de atendimento na UPA Zona Norte

O Parlamentar cobra solução imediata


Na tarde desta segunda-feira (17/01), o vereador Juliano Valim/PSD recebeu denúncias de vários pacientes, que estavam na UPA Zona Norte, na fila aguardando por atendimento médico. Eles alegaram estar há horas esperando, e que não havia médicos suficientes para a demanda de consultas. Nesta fila haviam pessoas com todo tipo de sintomas, inclusive, covid-19. Muitos estavam passando mal. Conforme um enfermeiro, tinham seis médicos na tenda atendendo os casos de covid, e lá dentro, atendendo demais casos e emergência, cinco clínicos e um pediatra, são aproximadamente entre 300 e 400 atendimentos por dia, mas é preciso mais profissionais para darem conta dos atendimentos. No domingo 16/01, quando esteve na UPA, para fazer o teste de covid, Valim já havia identificado esta aglomeração de pessoas e também que a temperatura dentro da sala é insalubre (chega há 39° C).

Assim que recebeu as denúncias, o parlamentar, mesmo em isolamento em sua residência, entrou em contato com a secretária de Governo em exercício, Gisele, e pediu soluções imediatas para resolver ou ao menos minimizar o problema. Segundo Gisele, “com o aumento significativo dos casos de covid, a procura pelo atendimento das UPAS aumentou significativamente, infelizmente nessa hora temos que ter um pouquinho de paciência, o município já autorizou a contratação de mais médicos, ampliou salas pra atendimento... O contrato da Prefeitura com a FUCS tem diversas cláusulas que tratam da fiscalização, o Município tem estado em cima e procurando adaptar de acordo com essa nova situação, que é bem diferente todos os dias. Estamos vivendo uma situação atípica em diversos segmentos, até o clima está fora dos padrões para nossa Cidade”.

Valim desabafa: "Entendemos que a situação se agravou com a covid, porém, sabemos que já estava complicado antes da pandemia, fizemos várias fiscalizações em outros períodos e já havíamos identificado irregularidades nas UPA's, falta de médicos e muita demora nos atendimentos. No domingo (16/01), quando estive na UPA, para fazer o teste de covid, presenciei uma grande aglomeração de pessoas e também que a temperatura dentro da sala é insalubre, o termômetro marca até 39 graus, as pessoas passam mal com isso. Aguardamos as ações por parte do Executivo, mas não sabemos mais como explicar e pedir paciência a população, que nos questionam e cobram atitudes, com razão já que é o seu direito de caxienses pagadores de impostos.”

Se até o seu retorno do isolamento, na próxima semana, se não houver um parecer da Prefeitura com medidas imediatas para a resolução do problema, o vereador estuda entrar via Ministério Público pedindo fiscalização a UPA Zona Norte que é administrada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

18/01/2022 - 14:40
Gabinete vereador Juliano Valim/PSD
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo