Voltar para a tela anterior.

Casa do Povo promove ações do Janeiro Branco

A conscientização sobre a saúde mental e emocional da sociedade no começo do ano é o foco da campanha


Durante o mês de janeiro, a Câmara Municipal de Caxias do Sul está promovendo ações que visam proporcionar a conscientização sobre a saúde mental e emocional das pessoas. Nesta terça-feira de sessão representativa (18/01), vereadores, servidores e estagiários do Legislativo participaram de uma das ações desenvolvidas pela Comunicação Social da Casa: a distribuição de mensagens positivas seguida da tradicional foto com a vestimenta na cor do mês.

Entre as outras ações ligadas ao Janeiro Branco, estão a publicação de mensagens, fotos e cards nas redes sociais da Câmara (Facebook e Instagram) e a afixação de cartazes que ressaltam a campanha pela Casa. Para a TV Câmara Caxias (Canal 16 da Net), o programa Roda de Saberes desenvolveu uma edição inteiramente voltada ao debate sobre a saúde mental e vai ao ar na última semana do mês.  

A campanha sobre o Janeiro Branco existe no município oficialmente desde 2017, quando entrou em vigor a lei 8.236, que nasceu de um projeto da então vereadora Paula Ioris/PSDB e do vereador Rafael Bueno/PDT.

Em âmbito nacional, janeiro foi escolhido devido à chegada do novo ano. A partir desse começo, a sociedade tende a refletir sobre seus sentimentos e emoções, além de estabelecer novas metas para o ciclo que se inicia. Muitas vezes, o descumprimento das metas e as reflexões sobre o último ano podem resultar em frustrações, dúvidas e questionamentos.

Dependendo do contexto e do momento de vida da pessoa, doenças como a depressão e a ansiedade podem surgir. Nesse sentido, como alertam especialistas, torna-se fundamental observar que o desenvolvimento desses males não é sinônimo de fraqueza e a percepção dos sintomas é o primeiro passo para buscar tratamento e, posterior, melhora.

Assim, o Legislativo indica: faça as reflexões necessárias, lembrando que cada dia traz uma nova oportunidade de começar, de recomeçar, de se descobrir e de criar, mesmo que você já tenha feito isso várias vezes. Aproveite bem a vida!

 

18/01/2022 - 12:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo