Voltar para a tela anterior.

Desvio Rizzo pede maior descentralização administrativa para a subprefeitura

No Câmara Vai aos Bairros, moradores solicitaram policiamento ostensivo


A descentralização administrativa, com melhores condições estruturais para a subprefeitura do Desvio Rizzo, foi o eixo das reivindicações de cerca de 200 moradores, na segunda edição do projeto Câmara Vai aos Bairros. O encontro ocorreu na noite desta segunda-feira (17/05), no salão da paróquia São José. Entre outras solicitações feitas aos vereadores, e que serão encaminhadas aos órgãos competentes, estiveram melhorias na distribuição do policiamento ostensivo da Brigada Militar do município, a fim de contemplar a região, e na estruturação administrativa local, para agilizar serviços em geral.

Coordenada pelo presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Marcos Daneluz, a abertura da reunião deu-se a partir da manifestação da presidente da Associação dos Moradores (AMOB) do Desvio Rizzo, Gladis Frizzo. Embora tenha reconhecido os investimentos da prefeitura municipal em canalizações, escola municipal e unidade básica de saúde (UBS), solicitou mais máquinas e funcionários para a subprefeitura. Para ela, melhores condições de infraestrutura local possibilitariam evitar alagamentos, por exemplo.

Quanto a isso, José da Rosa, do Jardim do Shopping e do São Conrado, alertou ser necessário ampliar a estrutura de escoamento de água da chuva. Informou que, na Rua Cristiano de Oliveira, próximo à UBS, há problemas de calçamento, com falta de luz e de esgoto. Sugeriu aumento estrutural na UBS.

A moradora Maria Cristina Bergamaschi, que atua no ramo supermercadista, atentou para a construção de módulo da Brigada Militar, no Desvio Rizzo. Segundo ela, os comerciantes locais já teriam se disponibilizado a custear as obras. Mas, falta a prefeitura ceder o terreno. O ideal seria um espaço próximo à praça central do bairro, junto aos trilhos da antiga estação férrea, observou.

A complexidade da região, de cerca de 60 mil habitantes e 68 loteamentos, trouxe à tona outras demandas. Uma delas aponta para a instalação de mais creches infantis. Conforme Zildane da Silva Correia, presidente da AMOB do Vila Amélia I, as salas de aula existentes estariam ultrapassando a lotação máxima, devido à crescente demanda de crianças por vagas. A seu ver, para viabilizar novas unidades, bastaria a aplicação de recursos da taxa de iluminação pública. Desse modo, a região teria quatros escolas infantis por ano, analisou.

Enquanto isso, Dagmar Azambuja da Rosa, residente do Parque das Rosas I, pediu um semáforo no acesso ao Rizzo, a fim de facilitar o fluxo de trânsito e prevenir acidentes. Também propôs a oferta de linhas de táxis-lotação para o bairro, como alternativa aos ônibus. A população reclamou por mais horários de ônibus, sobretudo aos finais de semana.

A pauta da reunião contou, ainda, com pedidos de regularização fundiária do loteamento Paraíso Cristal, que abriga 130 famílias, e de implantação de um postão 24 horas.

Nesta edição, os bairros e loteamentos contemplados foram: Altos do Santiago, Conceição Linha Feijó, Desvio Rizzo, Jardim do Shopping, Madri, Morada do Sol, Paraíso Cristal, Parque das Rosas I, Parque das Rosas II, Planalto Rio Branco, Rosário I, Rosário II, Santa Tereza, Santiago, São Conrado, São Francisco, São Gabriel, São Lucas, São Pedro, Sol Nascente, Verona, Veturazzi, Vila Amélia I, Vila Amélia II, Vila Guilherme e Vila Romana. Até novembro, acontecerão mais seis reuniões mensais. O próximo encontro contemplará a região do bairro Fátima.

Além do presidente Daneluz, participaram da reunião os vereadores Alaor de Oliveira/PMDB, Ana Corso/PT, Ari Dallegrave/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PSDB, Elói Frizzo/PSB, Geni Peteffi/PMDB, Guiovane Maria/PT, Gustavo Toigo/PDT, Harty Moisés Paese/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB, Renato Oliveira/PCdoB e Vinicius Ribeiro/PDT.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

17/05/2011 - 12:11
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo