Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier tem apoio do presidente da Comissão de Educação da Assembleia em moção

Deputado Carlos Búrigo/MDB encaminhará ao Estado texto contra portaria sobre a diminuição da carga horária da educação física nas escolas


O vereador Felipe Gremelmaier/MDB tem apoio do deputado estadual Carlos Búrigo/MDB na moção de contrariedade à medida do Governo do Estado que reduz a carga horária de Educação Física para uma aula semanal, no Ensino Fundamental, e exclui a disciplina, a partir do 2º ano do Ensino Médio. De iniciativa de Felipe e assinado por mais oito vereadores, o texto foi aprovado por unanimidade na sessão representativa desta terça-feira (11/01), no plenário da Câmara Municipal.

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia, Carlos Búrigo encaminhará o documento ao Governo do Estado, reforçando o movimento para a portaria ser revista. O deputado também recebeu pedidos semelhantes de outros municípios e de instituições ligadas à educação física e ao esporte.

Felipe Gremelmaier considerou a medida um retrocesso no incentivo ao esporte e na formação de atletas. A moção destaca:

“A referida medida vai na contramão de todos os estudos científicos que reforçam a importância da Educação Física na promoção da saúde e da cidadania, descaracterizando a função da disciplina na formação integral dos alunos. Além disso, a normativa também desconsidera os dados epidemiológicos que apresentam o aumento do sedentarismo e da obesidade entre jovens e adolescentes”.

O texto lembra que muitas famílias dependem da disciplina em questão para afastar jovens da violência e não ocuparem tanto tempo com tecnologias. Além disso, cita que entidades supragovernamentais, como a UNESCO e a Organização Mundial da Saúde (OMS), preconizam a educação física para promover saúde física e mental.

O vereador lembrou que a FIEPS-RS (Federação Internacional de Educação Física e Esportiva) emitiu ofício ao Governo do Estado, solicitando o retorno das aulas no Ensino Médio. O CREF2 (Conselho Regional de Educação Física do RS) repudiou a medida estadual.

“Saliento que a Educação Física é considerada serviço essencial no Município de Caxias do Sul, conforme a Lei n°. 8.558 de 2020, bem como no Estado do Rio Grande do Sul”, ressalta o parlamentar.

12/01/2022 - 08:34
Gabinete do vereador Felipe Gremelmaier/MDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo