Voltar para a tela anterior.

Câmara reforça a necessidade de atenção à saúde mental

Legislativo caxiense promove ações do Janeiro Branco, campanha que busca conscientizar a população quanto aos cuidados com as questões psicológicas


A Câmara Municipal inicia o ano chamando atenção para um cuidado essencial: a saúde mental e emocional. Essa bandeira é levantada pelo Janeiro Branco, uma campanha nacional e que, no município caxiense, passou a ganhar mais ênfase desde 2017, quando foi sancionada a lei 8.236, tratando da iniciativa.

Nesse sentindo, o Legislativo promove, ao longo deste mês, uma série de ações internas com o objetivo de conscientizar e estimular uma maior qualidade de vida à população, fortalecendo os cuidados com as questões psicológicas.

A campanha interna deste ano, elaborada pela Assessoria de Comunicação Social da Casa, envolve a publicação de cards e postagens para redes sociais; organização de uma árvore em cartaz, com mensagens positivas;  utilização da cor branca, que é tom da iniciativa, para ações com os funcionários do Parlamento; além de uma edição do programa Roda de Saberes, na TV Câmara Caxias (canal 16 da NET e pelo site www.camaracaxias.rs.gov.br) inteiramente voltada para debater com especialistas e prestar informações sobre saúde mental.

Na virada do ano, é comum estabelecer metas para o novo ciclo que se inicia. Nesse contexto, vêm também as frustrações e as reflexões quanto a dúvidas existenciais, relações sociais e emoções. A pandemia da covid-19, que prossegue, mesmo amenizada pela vacinação, é outro fator que, desde seu surgimento no Brasil, em 2020, tem acentuado cobranças, estresses, desgastes e pensamentos negativos de uma forma geral.

O desequilíbrio emocional, ou seja, a falta da sensação de bem-estar e harmonia; da habilidade de manejar positivamente as adversidades; de reconhecimento e respeito dos nossos limites e deficiências; facilita o surgimento de doenças mentais, como ansiedade, depressão, burnout e perturbações psicóticas. Sobretudo, a satisfação de viver vai ficando de lado.

É fundamental ressaltar, também, que passar por alguma dessas condições não é sinônimo de fraqueza. A aceitação dos sintomas e a procura por ajuda especializada, de um psicólogo, por exemplo, passam pela desconstrução de tabus e preconceitos, ainda presentes na sociedade. Todos estão sujeitos a doenças relacionadas à saúde mental, alertam os órgãos públicos, por meio de depoimentos de profissionais, divulgados em matérias e sites institucionais, como do Ministério da Saúde (www.gov.br/saude).

Listamos algumas iniciativas saudáveis e que podem auxiliar no bem-estar mental: mantenha uma rotina com horários específicos para trabalho e para lazer; priorize a qualidade do seu sono; reforce laços de amizade e com familiares; tente praticar exercícios físicos e consumir alimentos saudáveis; faça atividades prazerosas para si, permita-se relaxar; tenha momentos para desconectar-se de redes sociais. Em caso de agravamento de sintomas, procure um médico, lembrando que, em Caxias do Sul, as Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para qualquer atendimento médico público. Cuide-se!

10/01/2022 - 08:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo