Voltar para a tela anterior.

Legislativo Caxiense será sede do Seminário de Saúde Mental

Evento mobilizará municípios da região na próxima semana


No próximo dia 20 de maio, sexta-feira, será promovido o Seminário Regional de Saúde Mental - Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e intersetorial, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A realização é da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara, além do Conselho Regional de Psicologia, da Associação de Usuários Familiares e Trabalhadores e Amigos da Saúde Mental de Caxias do Sul e da Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal da Saúde de Caxias do Sul.

A abertura, prevista para as 9h, contará com a presença de entidades ligadas à área da saúde, além de representantes do Executivo e do Legislativo. Ao longo do dia, serão realizadas palestras a respeito do tema.

Um dos objetivos do encontro será viabilizar a criação de um Fórum Regional de Saúde Mental.

 

Confira a programação completa:

 

Seminário Regional de Saúde Mental

Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e intersetorial

 

Manhã:

 

8h30min: Credenciamento e café

 

9h: Solenidade de Abertura

 

Composição da Mesa:

 

  • Conselho Regional de Psicologia do RS (CRPRS) - Elisabeth Mazeron Machado (conselheira do CRPRS e coordenadora da Comissão de Saúde Mental do CMS)

  • Câmara Municipal de Caxias do Sul - vereadores Marcos Daneluz (presidente da Câmara) e Denise Pessôa (presidenta da Comissão de Direitos Humanos)

  • Prefeitura Municipal

  • Associação dos Usuários, Familiares, Trabalhadores e Amigos da Saúde Mental de Caxias do Sul (AUFTA) - Ivan Fróes (presidente da AUFTA)

  • Conselho Municipal da Saúde (CMS) - Paulo Cardoso Alves (presidente do CMS)

 

10h

Conferência de Abertura: A Reforma Psiquiátrica brasileira e a garantia dos Direitos Humanos e social: desafios para a intersetorialidade

 

 

 

Conferencistas:

 

 

  • José Vicente Tavares dos Santos - Sociólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), Mestre pela Universidade de São Paulo (1977) e Doutor em Sociologia (Docteur d´Etat) pela Université de Paris X, Nanterre (1987). Professor Titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do CNPq (nível I-A), Coordenador do Grupo de Pesquisa "Violência e Cidadania", desde 1995, e do C. E. "Segurança Pública e Cidadania" da UFRGS/MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Vice-Presidente do Comitê de Pesquisa 29 - "Social Control and Deviance" da ISA - Associação Internacional de Sociologia (2006-2010); e membro do Conselho Diretivo do CLACSO - Conselho Latino-americano de Sociologia e do Conselho do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Publicou recentemente Violências e Conflitualidades (TOMO, 2009); e as coletâneas Mundialização e Sociologia Crítica da América Latina e Violências, Lutas Sociais e Democracia na América. Porto Alegre, Ed. da UFRGS, 2009. Editor da Revista Brasileira de Segurança Pública.

 

  • Tânia Maris Grigolo - Psicóloga, Doutora em Psicologia clínica e cultura pela Universidade de Brasília (UNB), assessora técnica do Ministério da Saúde da coordenação de Saúde Mental.Coordenação da Mesa: Károl Veiga Cabral (Coordenadora de Política de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde do RS)

 

Tarde

14h - Painel: A Clínica Ampliada como dispositivo de cuidado e atenção integral em Saúde Mental

 

Painelistas:

 

  • Luiz Antonio Batista - Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1987) e Pós-Doutorado na Faculdade de Sociologia da Universidade de Roma, "La Sapienza". Professor titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, tem como linha de pesquisa os estudos sobre as políticas da subjetividade, atuando, principalmente, nos seguintes temas: experiência urbana e subjetividade no contemporâneo e a formação do Psicólogo.

 

  • Rafael Wolski de Oliveira - Psicólogo, coordenador do Serviço Residencial Terapêutico Morada Viamão (Secretaria Estadual da Saúde/RS); Especialista em Psicologia Social e Instituições em Análise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS); integrante do Fórum Gaúcho de Saúde Mental; integrante do Coletivo de Rádio Potência Mental; integrante do Espaço Atitude (Coletivo de Acompanhantes Terapêuticos e Multiplicadores Culturais), desenvolve trabalho de supervisão Clínico/Institucional no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Esteio; Vinculado a Residência Multiprofissional da FACED e da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS) como tutor em cenário de prática de intervenção. Conselheiro do CRPRS.

 

  • Denis Petuco - Mestrando em Educação Popular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, com projeto sobre o discurso em campanhas de prevenção ao uso de crack, Atualmente, é um dos coordenadores da pesquisa "Perfil dos usuários de crack nas 26 capitais, DF, 9 regiões metropolitanas e Brasil" para a cidade de João Pessoa, e membro da equipe do CAPSad Primavera (Cabedelo, PB). É consultor autônomo na área de redução de danos associados ao uso de álcool e outras drogas.

 

Coordenação do Painel: Elisabeth Mazeron Machado - Conselho Regional de Psicologia

 

 

17h

Reunião com representantes de municípios da região para a criação do Fórum Regional de Saúde Mental

 

18h30min

Happy Hour

Local: Zarabatana Café, Centro Municipal de Cultura Doutor Henrique Ordovás Filho

 

 

Apoio: Conselho Regional de Serviço Social/RS, Conselho Regional de Enfermagem/RS, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional/RS, Faculdade da Serra Gaúcha, Universidade de Caxias do Sul, 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Escola de Saúde Pública do estado do Rio Grande do Sul.

18/05/2011 - 20:07
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo