Voltar para a tela anterior.

Exposição Guardiãs da Terra ficará aberta por mais 20 dias

Devido a pedidos da comunidade, o Legislativo caxiense decidiu ampliar o período de visitação, que é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h


Quem ainda não viu tem mais 20 dias para contemplar a mostra fotográfica Guardiãs da Terra, com imagens de agricultoras de Caxias do Sul, no Espaço Cultural Mário Crosa (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). Devido a pedidos de moradores caxienses, o Legislativo decidiu ampliar o período de visitação até 21 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h.

Os registros foram feitos pelo fotógrafo e jornalista Gabriel Lain, a partir de um projeto da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, coordenada pelo jornalista Tales Giovani Armiliato, com o aval da Mesa Diretora 2021. São 14 fotografias que revelam o dia a dia de quem faz da agricultura e da pecuária razões de seu viver pessoal e profissional. No dia do lançamento, em 24 de novembro, Lain fez questão de valorizar e agradecer a atenção das agricultoras. "A acolhida delas, o jeito com que nos receberam tornou nosso trabalho bem mais fácil", explicou. O presidente do Parlamento Municipal, vereador Velocino Uez/PTB, chegou a embargar a voz quando disse que conhece e sabe dos desafios de quem dá rosto à exposição. "São mulheres que pegam junto no trabalho. São guerreiras. Elas representam muito na vida da gente, por isso esse reconhecimento", frisou.

"É importante valorizar a mulher rural, a mulher da terra, pelo tanto que fazemos pelo crescimento de nossa família e comunidade. É uma homenagem muito justa e bonita, agradecemos a quem teve a ideia, ainda mais sendo realizada nesta casa, a Casa de Todos", disse Rosilene Tonietto, 57 anos, em nome de todas as mulheres protagonistas da exposição.

    Os registros estão acompanhados de texto e legenda da jornalista e servidora pública do Legislativo Vania Marta Espeiorin, que recordou das origens de seu pai Adelir e sua mãe Helena, no interior do Alto Uruguai, no município de Entre Rios do Sul.

"Essa homenagem que a Câmara promove às agricultoras caxienses me faz lembrar do quanto minha mãe fez por nossa família.  E sei que as mulheres agricultoras que estão hoje aqui fazem muito por suas famílias. A vocês, somos muito gratos, pois são símbolo de vitalidade, colocando alimento em nossa mesa, em nossa vida", destacou a jornalista, também na ocasião do lançamento.

O coordenador do Centro de Memória, Eduardo Reis, também agradeceu às agricultoras por "entregarem um sentido à Câmara", que agora, está retomando as ações com a presença de público, as quais desde março de 2020 estavam sendo feitas de maneira virtual em razão da pandemia da covid-19.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, salientou que a mulher do campo chega a fazer tripla jornada e merece muita consideração da sociedade. À frente da Procuradoria Especial da Mulher, a vereadora Denise Pessôa/PT realçou as agricultoras como mulheres de luta e elogiou o presidente Velocino e toda a equipe que organizou a mostra, que integra a programação de 25 anos da atual sede do Legislativo.

Cenário, saberes se fazeres do campo
Os cliques foram feitos na área rural caxiense, com destaque a localidades de Galópolis e Vila Cristina, durante o primeiro semestre deste ano. Embora contemplem a atuação das mulheres que residem na zona rural, a mostra faz reverência a todo o público feminino, tanto do campo quanto da cidade.

Entre os ofícios mostrados pelas protagonistas da exposição, estão o de fazer e assar o pão; elaborar agnolini; cuidar dos parreirais; colher uva; cozinhar a chimia no tacho; plantar hortaliças; preparar a mesa, com grostoli, pão, salame, geleias e vinho. Um dos profissionais que acompanhou de perto toda a produção tanto da mostra quanto do audiovisual foi o chefe da Assessoria de Comunicação da Casa, jornalista Tales Armiliato. Ele conduziu todo o evento desta quinta-feira e ratificou  o valor histórico e sensível da exposição. "As imagens e os depoimentos que colhemos simbolizam a experiência das mulheres que nascem e ficam no campo ao longo de sua trajetória e daquelas que estão começando nos cuidados da lavoura e dos animais".

Próximo espaço
As fotografias estavam disponíveis desde o dia 27 de setembro de 2021 no site oficial da Casa do Povo. Agora, com a possibilidade de visitação pública, a mostra está sendo aberta de forma presencial. E, no ano de 2022, a exposição e o vídeo serão levados ao estande da Câmara Municipal, nos Pavilhões da Festa Nacional da Uva, em sua próxima edição, que ocorre de 18 de fevereiro a 6 de março.

03/12/2021 - 17:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo