Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier propõe inclusão da Ultramaratona Caminhos de Caravaggio no calendário oficial do Município

O documento foi protocolado na tarde da última quinta-feira, na presença de Marialdo Rodrigues


Para que a Ultramaratona Caminhos de Caravaggio seja considerada evento oficial de Caxias do Sul, a ser realizado anualmente no mês de maio, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB protocolou na Câmara Municipal o projeto de lei 229/2021. O encaminhamento foi feito pelo parlamentar na quinta-feira (03/12), na presença do presidente do Clube dos Corredores de Caxias do Sul, Marialdo Rodrigues.

A Ultramaratona é inspirada no tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Europa, o qual certificou os Caminhos de Caravaggio como complemento dele. Com 217km, o trajeto liga o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela ao de Farroupilha.

A prova é qualificatória para a Ultra-Trail du Mont-Blanc (UTMB), uma ultramaratona de montanha que passa pela França, Itália e Suíça. O percurso cruza áreas rurais e urbanas de 5 municípios: Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha, com uma possível inclusão de Vale Real no próximo ano.

Passa por belas paisagens e diversos locais históricos, promove momentos de reflexão e fé e contempla o turismo das regiões das Hortênsias e da Uva e Vinho.

A edição de 2021 contou com 130 participantes de diversos estados do Brasil e só não teve participação de atletas estrangeiros em função de restrições causadas pela pandemia de Covid-19.

Calcula-se que, entre equipes de apoio dos corredores, parentes, organização e simpatizantes, o evento teve a participação de mais de mil pessoas, que movimentaram hotéis e restaurantes, contribuindo significativamente para o turismo da região.

Na argumentação de Felipe Gremelmaier, a dinamicidade do Município exige a inclusão do evento em seu calendário oficial, porque promove esporte e turismo, além de agregar aspectos ambientais, culturais, educacionais e artísticos.

03/12/2021 - 14:47
Gabinete do vereador Felipe Gremelmaier/MDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo