Voltar para a tela anterior.

Comissão de Saúde se reúne com Executivo para debater convênio com Hospital Pompéia

Encontro girou em torno de possíveis conflitos no contrato entre instituição de saúde e município


A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo caxiense, presidida pelo vereador Rafael Bueno/PDT, manteve uma reunião na prefeitura, no final da tarde desta terça-feira (30/11), para debater o convênio entre o Hospital Pompéia e o município, que repassa valores mensais à instituição de saúde. Participaram do encontro o prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita, Paula Ioris, a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, a titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Claudia Regina Daniel, e o procurador-geral do município, Adriano Tacca, entre outros gestores do poder público.

Segundo dados da superintendente do Hospital Pompéia, Lara Sales Vieira, o contrato com a prefeitura prevê o repasse mensal de R$ 1.871.000,00. A instituição de saúde, segundo o último relatório de prestação de contas ao Ministério da Saúde, teve no ano passado taxa de ocupação de 75% pelo SUS referente a Caxias do Sul e mais 48 municípios da região.

"Como não está havendo diálogo, precisamos intermediar esse debate, para que não chegue a uma situação grave e sem solução, que não seja por via judicial, o que será péssimo para a população que mais precisa. Pelo que vimos, esse contrato precisa de alguns ajustes nas suas cláusulas para que fique adequado para ambas as partes, caso contrário, alguns serviços importantes podem ser interrompidos, como a hemodiálise no terceiro turno, em razão do alto custo", destacou Bueno.

O vereador destacou ainda que o Hospital Pompéia também foi atingido pela crise financeira gerada pela pandemia de Covid-19. Então, foi solicitado à prefeitura aporte financeiro ou revisões nos contratos. Caso contrário, a instituição de saúde poderá encerrar os contratos de atendimento pelo SUS para Caxias do Sul.

Para Bueno, a população atendida pelo SUS por meio do contrato do Pompéia, tem uma relação afetiva muito grande com o hospital, e ela não pode deixar de ser assistida.

O prefeito Adiló disse que não está faltando diálogo por parte da prefeitura nem da gestão da saúde e se colocou à disposição para que a situação se resolva da melhor maneira possível para a população, inclusive com documentação necessária relacionada ao que vem acontecendo. 

Além de Rafael Bueno, integram a CSMA os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB e Zé Dambrós/PSB. Oliveira participou da reunião, além de assessoria do vereador Bressan.

Texto: Jornalista Daniel Corrêa (MTE 12.672) 

30/11/2021 - 17:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo