Voltar para a tela anterior.

Vereadores aprovam a criação de 12 novos bairros por unanimidade

Agora, o projeto de lei, que também estabelece correções territoriais, precisa da sanção do prefeito municipal para entrar em vigor


Para Caxias do Sul passar a contar com a delimitação de 12 novos bairros, somados aos seus 65 já oficiais, e receber correções nos limites territoriais de 47 localidades, é necessária, apenas, a sanção do prefeito municipal, Adiló Didomenico. Isso porque os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei 195/2021, de autoria do Executivo, na sessão ordinária desta terça-feira (30/11).

A medida teve a participação da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC), presidida pelo vereador Gilfredo De Camillis/PSB, e da União das Associações de Bairros (UAB), na elaboração.

Além de carregarem identidade cultural e servirem de unidades de planejamento para promoção de políticas públicas, é argumentada a demanda de uma nova organização territorial aos bairros, visto o aumento de aproximadamente 20% da população caxiense desde 2008, ano no qual foi sancionada a lei que prevê a delimitação atual.

Não há novidades quanto aos nomes, mas sim, a oficialização dos mesmos, bem como, da sua compreensão territorial, pois os moradores dessas respectivas localidades/loteamentos já utilizam tais nomenclaturas. São eles, bairros: Belo Horizonte, Colina Sorriso, De Zorzi, Industrial, Nossa Senhora da Conceição, Reolon, Santa Lucia, Século XX, Tijuca, Vila Lobos, Vila Verde e Vinhedos.

Alguns parlamentares se manifestaram e comemoraram, junto à comunidade presente no plenário da Câmara, a aprovação do projeto. “Aos olhos de alguns, parece uma coisa simples. Mas o bairro é nossa referência, sem ele, não há como situar-se em sua cidade. Além disso, facilita estudos e pesquisas em determinadas áreas para aperfeiçoamento da cidade”, salientou De Camillis.

Para Estela Balardin/PT, a iniciativa representa dignidade e pertencimento aos residentes dos bairros, agora, reconhecidos. Ainda se pronunciaram para declarar voto Clóvis de Oliveira/PTB, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB e Zé Dambrós/PSB.

Projeto de Lei 195/2021 (votação):

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON S/P Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Presente

WAGNER PETRINI PSB Sim

30/11/2021 - 15:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo