Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar conhece serviço multidisciplinar para autistas

Vereadores visitaram a Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (AMAFA)


A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas do Legislativo caxiense realizou uma visita técnica nesta segunda-feira (29/11). Os vereadores Tatiane Frizzo/PSDB, presidente do grupo parlamentar, Elisandro Fiuza/Republicanos e Marisol Santos/PSDB conheceram o serviço multidisciplinar ofertado pela Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (AMAFA). O encontro contou também com a presença de Fernando Piccinini, assessor do vereador Olmir Cadore/PSDB, e de Andrea Argenta Stefenon, que representou familiares de autistas. Eles foram recepcionados pela coordenadora e diretora da instituição, Aline da Rosa, e pela assistente social, Aline Martini.

No início do encontro, a gestora da instituição detalhou o histórico da AMAFA, bem como as áreas de atuação. A entidade é destinada ao atendimento de pessoas com deficiência intelectual e múltiplas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista. Oferece fisioterapia, natação, equoterapia e atividades educacionais e sociais. Ainda conforme Aline da Rosa, atualmente são atendidos 50 usuários, entre crianças, adolescentes e adultos.

Segundo Tatiane, presidente da Frente Parlamentar, é necessário que o município de Caxias do Sul analise um convênio com a AMAFA, já que a cidade não possui um centro especializado para atendimento multidisciplinar para autistas. “A AMAFA faz um trabalho de excelência. Enquanto não tivermos um centro dedicado aos autistas, precisamos realizar um convênio, para que as famílias não fiquem desassistidas”, pontuou a vereadora.

Além do atendimento aos autistas de Farroupilha, a AMAFA possui convênio com os municípios de Nova Roma do Sul e Carlos Barbosa. O grupo parlamentar realizará uma reunião com o prefeito caxiense, Adiló Didomenico, no dia 17 de dezembro, às 10h, para debater a viabilidade do contrato para a prestação de serviços.

Integram a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal os vereadores: Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB, Tatiane Frizzo/PSDB.

(Texto: Jornalista Douglas Barreto - MTB 18.418)

30/11/2021 - 14:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo