Voltar para a tela anterior.

Cleo Araujo é a primeira transexual a entrar para a Galeria de Vereadoras do Legislativo caxiense

O descerramento da fotografia da suplente do Partido dos Trabalhadores (PT) ocorreu no final da tarde desta segunda-feira (29/11)


Acompanhada de familiares, amigos e também de integrantes do Partido dos Trabalhadores/PT, Cleonice Araujo, a Cleo, entrou para a Galeria de Vereadoras da Câmara Municipal de Caxias do Sul durante evento no hall de entrada que dá acesso à presidência da Casa. Cleo é a primeira parlamentar transexual em 129 anos de poder Legislativo. Emocionada, fez seu discurso em poucos minutos abordando a luta em favor dos excluídos  e as minorias presentes na sociedade.

“Que este espaço seja, com nosso registro, aquele que abriga aos que passam por injustiças e estão distantes de uma sociedade igualitária. É por eles e elas que luto todos os dias. Precisamos buscar uma sociedade mais fraterna, sem diferenças”, finalizou Cleo durante seu pronunciamento.    

O ato oficial respeitou os decretos de distanciamento em tempos de pandemia. O descerramento da fotografia da terceira suplente do Partido dos Trabalhadores iniciou por volta das 18h10 desta segunda-feira (29/11) e durou cerca de 30 minutos. Cleo Araujo é a 18ª mulher a ocupar espaço na galeria. A cerimônia contou com a presença do presidente do Legislativo caxiense, vereador Velocino Uez/PTB, que elogiou Cleo pela sua coragem, enfrentando por tantas vezes o preconceito e a indiferença da sociedade.

“Cleo não deixa apenas seu retrato na Galeria de Vereadoras desta Casa. Ela deixa sua história cheia de significados. É preciso reconhecer que nossa rotina deve ser levada com respeito ao próximo. Isso não parte só dos outros, mas de cada um de nós”, completou Uez.  

Também participaram do ato, a diretora de Proteção Social da Secretaria Municipal da Segurança, Suely Rech; a titular da Coordenadoria da Mulher de Caxias do Sul, Tamyris Padilha; o deputado estadual, Pepe Vargas/PT; a bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal formada pelas vereadoras Denise Pessôa, Estela Balardin e o vereador Lucas Caregnato. A ex-vereadora Ana Corso, também esteve presente.

Histórico

Cleo nasceu em 15 de agosto de 1979, em Rio Branco/MT, é filha de Luiz Inocêncio de Araujo e Joana Rocha de Araujo e mora em Caxias há 17 anos. A petista cursa Direito no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), é artesã e ativista do movimento LGBT. Além disso, a suplente é presidente do Conselho Estadual de Políticas LGBT, do Conselho Municipal de Direitos Humanos e da ONG Construindo Igualdade, a qual acolhe à população LGBT.

Cleo ingressou no parlamento no dia 14 de setembro de 2021, para substituir o colega de partido, vereador Lucas Caregnato/PT, que se encontrava em licença-paternidade. Nas eleições de 2021, ela somou 1.045 votos.

29/11/2021 - 20:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo