Gladis se reúne com Secretarias para definir melhorias em áreas de lazer no Rizzo

Parlamentar entregou relatório com imagens e apontamentos e sugestões para a Lagoa do Rizzo, Praça Nestor Rizzo e Parque das Rosas

Na tarde desta sexta-feira (26/11), a vereadora Gladis Frizzo/MDB esteve reunida com algumas secretarias municipais para tratar sobre importantes áreas de lazer, todas localizadas na região administrativa do Desvio Rizzo. Na reunião estavam presentes a Secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, o Secretário de Turismo, Ênio Martins, o Secretário do Meio do Ambiente, João Osório Martins e a coordenadora jurídica da pasta, Luzia Ester Santos Oss e o Secretário em exercício de Esporte e Lazer, Francis Cerutti.

No encontro, a vereadora entregou relatórios de cada área com imagens feitas pela sua assessoria com apontamentos de melhorias e sugestões para desenvolver e potencializar ainda mais os espaços que são usados pela comunidade.

O Parque Demétrio Monteiro da Silva, mais conhecido como Parque da Lagoa do Rizzo, é considerado ponto turístico da cidade e foi construído em 1966. Recebeu essa nomeação em 1993 em homenagem ao morador naturalista e que trabalhou pela preservação da área. Atualmente nos finais de semana circulam pelo local cerca de 5.000 pessoas. Entre os apontamentos do relatório estão: pintura, conserto e troca de lixeiras; pintura e conserto da ponte, dos parques infantis e dos bebedouros; limpeza da margem; poda das árvores no entorno devido aos fios de iluminação; pintura do meio fio e sinalização das áreas de caminhada e ciclovia; melhoria nos acessos; retirada de pedras e troncos; conserto da área de passeio no entorno e do PVS da área de caminhada; e ampliação da iluminação. Como sugestões foram indicadas a pintura das escadarias; troca do modelo de lixeiras; instalação de mais bebedouros, mesas de jogos e placas de sinalização com informações sobre a história do Rizzo e do bom uso da área, pontos de wi-fi e ponto de água quente para chimarrão próximo aos banheiros. Outro pedido foi estudo para mais uma pista de caminhada no entorno externo da lagoa com ampliação da calçada, quadra multiesportiva fechada e uma concha acústica.

A Praça Nestor Rizzo fica situada na área central do bairro e foi inaugurada em 2005. É muito usada pelos jovens devido a sua pista de skate e quadra poliesportiva. Para este local foi apresentado como melhorias o conserto, pintura, reforma e limpeza da quadra, pista de skate e parque infantil; poda, limpeza e revitalização de toda área; instalação de placas de proibido estacionar; e instalação de mais bancos. Como sugestões: cercamento ou contenção da área; estudo para ampliação de parque infantil ou instalação de academia da terceira idade; instalação de canteiros com flores e plantio de mais árvores; ampliação dos pontos de iluminação; e instalação de ponto Wi-fi.

Já a área pública Parque das Rosas fica localizada nos limites do loteamento Vila Romana e Reserva do Rizzo e também possui uma lagoa. Inicialmente pertenceu a famílias que moravam no local. A partir dos anos 2000 passou a ser pública. Entre os apontamentos do relatório estão a recuperação da cancha de bochas com substituição do telhado; limpeza e retirada do mato na área de refúgio e na margem da lagoa. Entre as sugestões estão a instalação de bancos concretados, parque infantil com cercamento da área da lagoa e placas de sinalização com informações sobre o melhor uso do espaço; além de ampliação da sinalização.

O Secretário do Meio Ambiente, parabenizou a iniciativa da vereadora de apresentar de forma clara e até didática o problema e as soluções dos espaços e se comprometeu em tentar resolver, inicialmente, o básico para melhorar a situação das áreas, mas encaminhará os demais pedidos para sua equipe técnica. Já o secretário em exercício do Esporte e Lazer ficou de analisar cada caso e verificar se pode incluir algumas dessas áreas na nova licitação de academias e parques infantis. O Secretário do Turismo reafirmou a importância da lagoa do Rizzo como grande potencial para o desenvolvimento do turismo regional e informou que está estudando a viabilidade de uma parceria público-privada para, futuramente, a área ter um atrativo.

A vereadora Gladis contextualizou todo o trabalho que foi feito anos atrás pela comunidade do Rizzo para a garantia dessas áreas de lazer e pediu atenção para que, pelo menos o básico seja feito, visto que a população tem cobrado muito devido a situação precária que os três locais se encontram. A parlamentar também se colocou à disposição para buscar recursos via emenda parlamentar se tiver projetos para fazer isso. “Sabemos que o poder público não tem dinheiro para fazer tudo, mas estamos aqui para ajudar. Já provamos que, juntos, a gente consegue”, afirma.

29/11/2021 - 11:21
Gabinete da vereadora Gladis Frizzo/MDB/>Câmara Municipal de Caxias do Sul