Odontologia é valorizada por Cadore no grande expediente

Na tribuna, o vereador discursou sobre a história e a importância da profissão

O vereador Olmir Cadore/PSDB utilizou o espaço do grande expediente para parabenizar os odontólogos, profissionais de sua própria área de formação. Na tribuna, o parlamentar aproveitou para enfatizar a importância da profissão para a saúde da comunidade. Na próxima segunda-feira (25/10), é comemorado o dia do profissional de odontologia, informou o tucano.

No dia 25 de outubro, em 1840, foi criado o primeiro curso Superior de Odontologia no país. Por esse motivo, a data tornou-se referência para a criação do Dia Nacional do Cirurgião Dentista.

Destacou que o cirurgião dentista tem o papel valoroso na vida das pessoas. “A saúde bucal faz parte da saúde geral do indivíduo, dependendo dela o pleno bem-estar físico, social e mental”, evidenciou.

Cadore ressaltou a história da odontologia, que passou por grandes evoluções ao longo dos anos. Tudo devido a profissionais dedicados em buscar tratamentos indolores e estéticos, ressalta o parlamentar. Também procuram lutar pela manutenção, ampliação e consolidação de seus direitos e deveres.

Nesse contexto, surgiu a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), entidade de classe dos cirurgiões dentistas, que luta pelo desenvolvimento científico e social. O tucano parabenizou a ABO, que é representada pela Seccional Nordeste RS em Caxias do Sul e o Conselho Regional de Odontologia, entidade da qual é membro. “Nosso conselho tem sido atuante no sentido de proteger a população em relação aos profissionais que atuam de forma ilícita e ferem o Código de Ética”, declarou.

Finalizou seu pronunciamento, comentando sobre a Frente Parlamentar pela Odontologia. Disse fazer parte do grupo e que, por diversas vezes, já esteve no Congresso Nacional para tratar de projetos em defesa da categoria.

21/10/2021 - 10:21

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861