Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo apresenta propostas de roteiros cicloturísticos

A partir da tribuna, a parlamentar assinalou os avanços econômicos que podem ser gerados pela prática, que envolve ciclismo e rotas turísticas da região


Medidas de fomento ao cicloturismo em Caxias do Sul levaram a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB à tribuna na sessão ordinária desta quarta-feira (20/10). Ocupando o grande expediente, a vereadora relatou um encontro com a Secretaria de Governo para apresentar projeto com roteiros da modalidade, que coloca o ciclismo em rotas turísticas. Uma indicação (sugestão) ao Executivo, que pede a criação de rotas de cicloturismo em consonância com o Plano Municipal do Turismo também foi destacada pela parlamentar.

Em encontro no mês passado, Tatiane, junto ao vereador Felipe Gremelmaier/MDB e ao auditor técnico em segurança para o turismo de aventura, Luis Marcelo Rodrigues, entregou à secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, uma proposta com três roteiros de cicloturismo autoguiados. Segundo a vereadora, o poder Executivo recebeu bem a proposta, que mapeia rotas de 30 a 50 quilômetros, elaborada pelo auditor Rodrigues.

Tatiane também contou que protocolou uma indicação, assinada em conjunto com Gremelmaier, que sugere ao Executivo a elaboração dos roteiros de cicloturismo junto ao Plano Municipal de Turismo. Mapeamento técnico, guia de navegação e desenvolvimento de sinalizações são algumas das medidas apontadas pelo documento, que tem como principal objetivo a passagem dos ciclistas por pontos de interesse cultural e ambiental, em áreas urbanas e rurais.

A 33ª Festa Nacional da Uva, que acontecerá em fevereiro de 2022, é uma oportunidade de engajamento de turistas ao cicloturismo, segundo Tatiane. Desse modo, a aprovação do projeto antes do evento, que atrai visitantes de todo o país, é uma expectativa da vereadora.

A parlamentar apresentou, como exemplo, um case de cicloturismo que atrai diversos praticantes de pedal. O Circuito do Vale Europeu, em Santa Catarina, abrange nove municípios em cerca de 290 quilômetros de estrada. Um roteiro que passa por hotéis, restaurantes e estabelecimentos comerciais, e recebe em torno de oito mil visitantes por ano.

“Isso movimenta toda a economia, além de fazer com que aquela região se sinta valorizada e permaneça mantendo seus costumes e identidade. Isso é o que queremos trabalhar aqui em Caxias”, destacou Tatiane.

Também comentou o crescimento de pessoas que aderem ao esporte. Segundo a tucana, o país registrou média de 34% de aumento nas vendas de bicicletas no primeiro semestre do ano vigente, se comparado ao mesmo período de 2020. Ela ainda salientou os desafios enfrentados pelos ciclistas, como elevado valor de impostos sobre o veículo e a necessidade de aprimoramentos em mobilidade urbana, para uma prática adequada do ciclismo nas ruas da cidade.

“Tenho absoluta convicção que em Caxias podemos estimular o cicloturismo, que é uma medida de fomento, de geração de emprego, de movimento da economia, e vai fazer com que valorizamos ainda mais as belas paisagens da cidade”, disse.

20/10/2021 - 14:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo