Legislativo promove conscientização no combate ao câncer de mama

A ação convidou parlamentares, servidores e estagiários a vestirem roupas no tom rosa neste dia 19 de outubro

Em ação coordenada pela Assessoria de Comunicação Social da Câmara, legisladores, servidores e estagiários do Parlamento caxiense apresentaram-se em tons de rosa nesta terça-feira (19/10), Dia Mundial da Luta contra o Câncer de Mama. A intenção é difundir, através da representatividade da Casa do Povo, a conscientização pela prevenção e combate ao tumor que mais mata mulheres no mundo.

No município, a causa foi lembrada, originalmente, pela lei 6.391/2005, que surgiu de um projeto da ex-vereadora Geni Peteffi, falecida em 2013. No ano de 2019, a legislação foi atualizada e, desde então, sob a numeração 8.454, a proposta institui o 18 de outubro como Dia Municipal de Luta contra o Câncer de Mama Geni Peteffi. Durante a sessão ordinária de hoje, as vereadoras e o presidente da Casa, parlamentar Velocino Uez, estiveram com vestimentas na cor rosa.

Ainda como parte da iniciativa, a equipe de comunicação do Parlamento montou, com balões, o laço rosa, principal símbolo da causa, na fachada do prédio Legislativo. Diante desse cenário, foi feito um registro fotográfico e, após, os parlamentares e colaboradores presentes estouraram os balões e transmitiram as mensagens contidas dentro das bexigas. Entre elas, um recado de quem já enfrentou a doença:

“Eu já passei pelo câncer. Hoje estou curada. Então, se você está passando pelo câncer, quero te dizer que é importante viver um dia de cada vez. Respeitar o processo. Aprender com ele, ser resiliente. Não é fácil, mas te digo uma coisa: vai passar”;

“É como se tivéssemos que atravessar um precipício onde o caminho é um só e seguir faz parte do processo. A travessia nem sempre será fácil, mas ela é possível! O câncer de mama tem cura e ela parte da prevenção!”;

“O amor mais lindo é o que você tem por si mesma. Se tocar pode salvar a tua vida!”.

Esses são alguns dos relatos lidos pelos funcionários da Câmara. Comentários que, além de revelarem uma das batalhas mais difíceis que podem surgir no caminho de uma mulher, dão inspiração e motivação a todos de uma forma geral.

Máscaras de proteção contra a covid-19, alusivas ao Outubro Rosa, também foram entregues no dia de hoje às mulheres do Legislativo caxiense, inclusive como um lembrete para que não esqueçam do autoexame e dos exames de rotina, a fim de se prevenir contra o câncer. Além disso, a entrada do Parlamento está sendo iluminada, durante as noites deste mês, com a cor rosa. Confira a matéria completa clicando AQUI.

Origem do movimento

A campanha de prevenção do Outubro Rosa tomou proporções internacionais no início dos anos 1990, a partir da Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, Estados Unidos. O evento promoveu conscientização para detecção precoce do câncer de mama e foi precursor no uso do laço cor de rosa.

19/10/2021 - 11:15

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861