Estela Balardin comemora a criação do projeto Liga by Comobi

A parlamentar ressaltou a importância da iniciativa, para melhor atender os motoristas do município

A criação do Projeto Liga by Comobi (aplicativo de transporte) foi comemorada pela vereadora Estela Balardin/PT, no grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (13/10). A iniciativa foi desenvolvida pela Cooperativa de Mobilidade do Rio Grande do Sul (Comobi) e, de acordo com a parlamentar, é importante para combater a precarização dos motoristas de aplicativo.

Estela ressaltou a taxa que os aplicativos de entrega e mobilidade cobram aos seus colaborados. De acordo com ela, as empresas cobram um valor de 25% a 40% por cada viagem. “Em uma viagem de R$ 10,00, cerca de R$ 7,00 vão para outra empresa, e não são destinadas ao trabalhador”, afirmou Estela. Ela salientou que valores de cobrança, em períodos considerados de movimento ou de chuva, também são destinados às empresas.

A petista destacou que alguns dos motoristas que trabalhavam no ramo não conseguiram manter o serviço, devido ao preço da gasolina. Ressaltou que os motoristas que sofrem acidente ou passam por situação de afastamento por saúde não recebem amparo, devido à falta de sedes das empresas, nos municípios.

A parlamentar informou que o projeto Liga possui sede em Caxias do Sul e pode atender aos motoristas, 24 horas por dia. Além disso, comunicou que, no espaço do projeto, há local para alimentação e descanso, setor de recursos humanos e sala para atendimento psicológico.

Dentre outras vantagens, a legisladora enfatizou que a iniciativa acolhe e disponibiliza um auxílio para trabalhadores que sofrem algum tipo de acidente e que tem seu carro prejudicado.

Os vereadores Lucas Caregnato/PT e Wagner Petrini/PSB parabenizaram a posição da vereadora e felicitaram o aplicativo.

13/10/2021 - 13:24

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707