Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo realiza homenagem à fisioterapeuta Camila Fiorio

A profissional foi a primeira vítima da Covid-19 na área da saúde no município


A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB utilizou o espaço de declaração de líder, na sessão legislativa desta quarta-feira (13/10), para destacar a importância da fisioterapia no cenário pandêmico, principalmente no tratamento pós-covid. A parlamentar ressaltou a contribuição dos profissionais e dos procedimentos realizados para a reabilitação.

Em sua fala inicial, a vereadora salientou o engajamento do grupo parlamentar que realizou uma visita técnica ao município de Chapecó, em Santa Catarina, no mês de abril deste ano, para verificar ações adotadas no combate à Covid-19. Após, a parlamentar recordou o anúncio realizado pela prefeitura, durante uma audiência pública da Comissão de Saúde, sobre a implementação de uma clínica de fisioterapia municipal, com foco na reabilitação de pacientes pós-covid, conforme sugestão da comitiva de parlamentares, que visitou o município catarinense.

Na oportunidade, Tatiane Frizzo realizou uma homenagem à fisioterapeuta, Camila Fiorio, que foi coordenadora do serviço de Fisioterapia do Hospital Pompéia. Ela foi a primeira profissional de saúde a ser vítima da Covid-19 no município. A vereadora recordou o desempenho profissional da fisioterapeuta e anunciou que realizará uma indicação ao Executivo, a fim de homenagear Camila na nova clínica.

“Infelizmente, foi a primeira profissional de saúde a falecer em decorrência do coronavírus na nossa cidade. Ela não tinha comorbidades. No auge da sua juventude, acabou nos deixando. Fiquei muito triste com essa situação. Mas tenho a certeza que a Camila deixou um legado. Por isso, vou protocolar uma indicação, para que o Executivo possa homenageá-la,” justificou.

Ao final, a parlamentar apresentou depoimentos das professoras do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Bruna Eibel e Danusa Rossi, ambas da área de Fisioterapia Cardiopulmonar do curso de Fisioterapia, que desenvolvem um projeto que realiza a reabilitação física e pulmonar de pessoas afetadas pela covid-19. O vídeo conta também com relatos de Leonida de Souza da Costa e Carmen Lúcia Almeida, pacientes do serviço ofertado pela instituição educacional, e do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região, Jadir Camargo Lemos.

Nesta quarta-feira é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

13/10/2021 - 12:48
Gabinete vereadora Tatiane Frizzo/PSDB
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo