Voltar para a tela anterior.

Lei das Placas criada por Felipe Gremelmaier deverá ser executada em parceria

Serão identificados prédios onde viveram personalidades ou ocorreram fatos históricos


Por meio de parceria entre iniciativa privada e Poder Público, uma lei municipal de autoria do vereador Felipe Gremelmaier/MDB deverá ser cumprida.

Trata-se da identificação, com placa informativa, de edificações onde viveram personalidades ou ocorreram fatos históricos de Caxias do Sul.

A execução foi combinada em reunião entre o parlamentar, a secretária municipal da Cultura, Aline Zilli, e o arquiteto urbanista Rodrigo Guidini.

O profissional liberal desenvolve o projeto Luz Sobre a Memória, que promoverá um roteiro de visitação de prédios do Bairro São Pelegrino.

O custo da criação e produção das placas, que terão QR Code de acesso a poadcast contando a história da personalidade ou do lugar, será pago com recurso obtido pelo arquiteto via lei de incentivo.

Caberá à Secretaria da Cultura regulamentar o design e gerenciar a colocação das placas. A ideia é iniciar por imóveis de São Pelegrino, inclusive, na sede da secretaria, que foi a principal estação férrea da cidade.

“A existência das placas, a exemplo do que ocorre em Londres, é um grande passo para preservação da história. Poderão ser identificados lugares relevantes de diversos segmentos, como política, esporte, cultura, comunicação, indústria, comércio, entre tantos outros”, observou Felipe Gremelmaier.

A lei é a número 8.412 , de 30 de julho de 2019.

06/10/2021 - 18:47
Gabinete do Vereador Felipe Gremelmaier/MDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo