Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo acompanha desenvolvimento de projeto de incentivo à cultura e ao turismo

Vereadora verificou o andamento do programa que prevê a instalação de QR Code em pontos turísticos


A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB realizou uma reunião com a titular da pasta da Cultura, Aline Zilli, na tarde desta quarta-feira (06/10). O encontro, realizado na secretaria, teve como pauta o incentivo à cultura e ao turismo.

Durante a reunião, a parlamentar verificou o desenvolvimento do programa “Essa Cidade tem História”, que prevê a instalação de códigos bidimensionais (QR Codes), com informações turísticas e culturais, em locais de interesse público.

Tatiane Frizzo protocolou a proposta em 2020, porém, o Projeto de Lei recebeu parecer de inconstitucionalidade, por ter sido iniciativa do Legislativo. Nesse sentido, a proposta foi encaminhada ao Executivo, por meio de indicação, em abril de 2021.

Segundo a secretária da cultura, após diversas reuniões com as pastas de Turismo e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, houve a concordância da implementação de um portal municipal que envolva informações turísticas, o que possibilitará a hospedagem do conteúdo dos códigos bidimensionais. Aline Zilli ainda destacou que a Secretaria da Cultura auxiliará a proposta, com o fornecimento dos conteúdos, por meio do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Ela também ressaltou que ainda estão sendo estudadas as viabilidades para aquisições de placas de acrílico.

Após as considerações da titular da pasta, Tatiane Frizzo salientou que a proposição contribuirá com a inclusão social, pois a plataforma possibilita diversos formatos de conteúdo, possibilitando maior acessibilidade, o que poderia auxiliar a 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, que ocorrerá em Caxias do Sul em 2022.

De acordo com o projeto, o objetivo é resgatar o patrimônio histórico e cultural de Caxias do Sul. O programa consiste na afixação de QR Codes (códigos que podem ser lidos através da câmera do celular) em locais estratégicos do município, como ruas, museus, parques, praças e teatros. O código deve possuir informações históricas e características arquitetônicas desses pontos.

Em reuniões anteriores, a vereadora apresentou o programa “Essa Cidade tem História” ao Secretário Municipal do Turismo, Enio Martins, ao Prefeito Adiló Didomenico e a Vice-Prefeita Paula Ioris.

Além da pauta sobre os códigos bidimensionais, a reunião tratou de assuntos relacionados à Feira do Livro, a eventos culturais para o público jovem e a próxima edição da Festa da Uva.

06/10/2021 - 16:27
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo