Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno protocola projeto que institui Semana Lixo Zero em Caxias

Coletivo que trata do tema no município levou sugestão ao vereador


O vereador Rafael Bueno/PDT protocolou na manhã desta terça-feira (05/10) um projeto de lei que visa instituir a Semana Lixo Zero no calendário de datas comemorativas e de conscientização em Caxias do Sul. O parlamentar acatou sugestão do Coletivo Zero Caxias do Sul, um grupo formado por 15 voluntários que integra o Instituto Lixo Zero, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. Fundado em 2010, o movimento tem integrantes em várias partes do país. Acompanharam o protocolo Joana Pescador, Victoria Reolon de Mello e Daniel Reolon.

No texto do projeto, é lembrado que Caxias do Sul sempre foi precursora em soluções para tratamento de seus resíduos, tanto é que neste ano completou 30 anos de coleta seletiva, o que mostra que a sua preocupação veio muito antes da Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

"Queremos estar novamente à frente, com iniciativas e apoio a ações que visem à melhoria na qualidade de vida da nossa população, é disso que trata esta proposição, é este o objetivo da implementação da Semana Lixo Zero no calendário oficial da nossa cidade", narra o projeto.

A proposição ainda destaca que existe a urgente necessidade de promoção de novas soluções nesta área e visa a ajudar a reduzir o volume de lixo gerado em Caxias do Sul e de ampliar ações voltadas à reciclagem e à educação ambiental.

O evento Semana Lixo Zero acontece anualmente, na última semana de outubro, de forma simultânea, em mais de 120 cidades brasileiras. É organizada por voluntários locais, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil e com a participação de empresas, entidades, organizações, órgãos públicos e população em geral. A edição da Semana Lixo Zero 2020 abrangeu dois países e 20 estados brasileiros, totalizando mais de 1.500 eventos, como workshops, oficinas, palestras e intervenções artísticas, alcançando um público estimado em 150 mil pessoas. Neste ano ocorre a II Semana Lixo Zero de Caxias do Sul. As inscrições ficam abertas até dia 08/10, sexta-feira que vem. Para acessar a proposta basta entrar no link https://cutt.ly/slzcxs .

05/10/2021 - 14:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo