Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno conhece área onde poderá ser construído Parque de Proteção Animal

Vereador acredita que bichos serão melhores cuidados em novo local, não importando onde fique


O vereador Rafael Bueno/PDT conheceu na tarde desta segunda-feira (04/10) a possível área onde será construído o Parque de Proteção Animal do município, na região entre Loreto e São Virgílio da 2ª Légua, no interior. O convite para a visita partiu da prefeitura. O pedetista é presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo e acredita que o município deve esmiuçar o projeto para os moradores daquela região. 

Segundo o projeto, a área onde os animais ficarão será completamente isolada e distante para que não seja visualizada da estrada. Os moradores das redondezas não terão contato com os animais, da mesma forma que os bichos não verão qualquer movimentação, o que acontece hoje no local onde está o canil municipal, em São Virgílio da 6ª Légua. A prefeitura diz que os novos alojamentos foram pensados para que os bichos fiquem protegidos do tempo, do frio, mas tenham circulação de ar. Porém, existe movimentação dos moradores contrários à instalação do Parque naquela área.

Ainda de acordo com a proposta, o parque será dividido em área de preservação; parque para visitação e lazer da comunidade, com monumento à lembrança dos animais, local para despedida do animal, sede administrativa (com Centro de Tratamento Intensivo de resgatados, consultório de atendimento), casa das ONGs; e o centro de proteção, com alojamentos para cães e gatos. Também terá sistema de coleta de dejetos e limpeza do alojamento com perturbação mínima dos animais e proteção para não haver contaminação do solo.

Para Bueno, mais fundamental que a área destinada é dar uma solução à causa animal.

"Não importa onde seja instalado, o importante é que haja diálogo por parte da prefeitura e que o projeto seja apresentado em detalhes para a comunidade. Porque se há pessoas descontentes é preciso esclarecer ao máximo. O projeto pode virar uma referência nacional e mundial, mas não pode começar de uma forma atravessada", destacou. 

Adote - O município mantém um site onde as pessoas poderão conhecer os animais que estão no canil e escolher qual vão adotar. O site é canil.caxias.rs.gov.br .

05/10/2021 - 14:15
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo