Voltar para a tela anterior.

Moisés Paese sugere mudanças para escolha dos Ministros do STF

Parlamentar entende que critérios atuais são perigosos e prejudiciais


Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (04), o Vereador Moisés Paese/PDT, falou sobre os critérios de escolha dos nomes para o Supremo Tribunal Federal. O Vereador mencionou a importância do Órgão, que discute e decide os rumos e o futuro do país. Paese mencionou que os critérios de escolha são muito subjetivos, ficando principalmente nas mãos do Presidente. O Vereador também mencionou o caso do Ministro José Antônio Toffoli, indicado pelo Presidente Lula, que teve sua festa de posse ao STF, financiada por R$ 40 mil reais, vindos da Caixa Econômica Federal. "Dinheiro Público para financiar festa privada, isso é uma situação que poderia ser evitada se tivéssemos outros critérios de escolha para um órgão que define o futuro do Brasil", defendeu Paese.

Gustavo Toigo/PDT, sugeriu que existisse uma lista sêxtupla para a escolha dos Ministros.

Paese completou dizendo que o Deputado Vieira da Cunha, começou a colher assinaturas, para dar entrada a PEC que sugere mudanças na escolha dos Ministros do STF. A proposta do Deputado é compatível com a sugestão do Vereador Toigo. Seria apresentada uma lista com seis nomes e entre os candidatos estariam indicados pelos ministros em atividade no Supremo e juízes de carreira. Também seria cobrado 20 anos de experiência na atividade jurídica e idade mínima de 45 anos.

Rodrigo Beltrão/PT, disse que não tem condições de julgar o caso do Ministro Toffoli, e reclamou de uma indignação existente quando o PT ocupa espaço.

04/11/2009 - 19:38
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo