Voltar para a tela anterior.

Comissão de Saúde e Meio Ambiente debate suplementação orçamentária para clínicas de fisioterapia

Vereadora Tatiane Frizzo/PSDB mediou reunião entre prestadores de serviço e Executivo


A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo caxiense recebeu representantes de clínicas de fisioterapia conveniadas com o município, na tarde desta quinta-feira (30/09). O encontro, que ocorreu na Sala de Leitura, Memória e Educação Legislativa, contou com a mediação da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, proponente da reunião.           

O encontro também teve a presença dos vereadores, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB e Rafael Bueno/PDT, presidente da comissão. Os vereadores, Adriano Bressan/PTB e José Dambros/PSB, foram representados pelos assessores, Michel Sonda e Samuel Sartor, respectivamente. O vereador Lucas Caregnato/PT também participou do encontro.

Por parte do Executivo, estiveram presentes, a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, o diretor-executivo da pasta, Dino de Lorenzi, e a diretora do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria, Marguit Meneguzzi.

O objetivo da reunião foi apresentar as dificuldades orçamentárias dos prestadores de serviço aos representantes da Prefeitura. Na oportunidade, os proprietários das clínicas, Clinifort, Rafael Plein, Espaço A, Gina Tessari, e Multifisio, Éder Maicon Slomp, apresentaram as demandas relacionadas aos custos operacionais. Eles solicitaram uma suplementação orçamentária e verificaram a absorção dos recursos e pacientes da clínica de fisioterapia que encerrou o contrato, em 2018, com a administração municipal.

Segundo a secretária da saúde, Daniele Meneguzzi, não há recursos para suplementação devido à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Daniele ainda explicou que é preciso um estudo financeiro para que se possa acrescer valores na próxima licitação, que deve ocorrer em 2022.

De acordo com a vereadora Tatiane Frizzo, a tabela que orienta a precificação dos serviços está defasada. Ainda conforme a parlamentar, diversos itens para a realização dos trabalhos tiveram reajuste de preços significantes, principalmente, os de higienização de ambientes, devido à pandemia.

“Tivemos alta nos insumos, como a luva e o álcool gel. As clínicas estão passando por dificuldades. Preocupa saber qual é o futuro dos pacientes. Se essa realidade não mudar, corre o risco de termos menos clínicas de fisioterapias interessadas em ofertar o serviço no nosso município,” destacou.

Conforme a Secretaria da Saúde, aproximadamente, 700 pessoas aguardam por atendimento de fisioterapia, em Caxias do Sul.

Texto: Jornalista Douglas Barreto - Mtb 18.418                                                                     

30/09/2021 - 16:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo